Página inicial > Notícias > Jogos X Educação

Jogos X Educação

Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2022, 13h29 | Última atualização em Quinta, 19 de Mai de 2022, 13h30

Curso incentiva o uso de jogos de tabuleiro como ferramenta educacional na sala de aula

Curso FIC Jogos Cooperativos 7Em uma parceria entre o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre e Superintendência Regional de Ensino, profissionais da rede pública estão tendo a oportunidade de conhecer os jogos de tabuleiro modernos e como eles podem ser utilizados como instrumento pedagógico de aprendizagem. Os encontros do cursos FIC - Formação Inicial Continuada acontecem uma vez por semana, no campus.

Nas primeiras aulas, foram apresentados alguns desses jogos e como eles estimulam os jogadores. “Os jogos causam o engajamento dos alunos, maior interatividade, estimula a cooperação, o trabalho em grupo. A ideia do curso é mostrar aos professores, o potencial dos jogos de tabuleiro como ferramenta alternativa de ensino”, explicou o coordenador do curso Daniel Reis, que também é servidor do Instituto Federal e integrante do projeto de extensão Jogos Cooperativos, do campus Pouso Alegre.

Para Ricardo Toledo, servidor da Secretaria de Estado da Educação o professor pode lançar mão dos jogos como ferramentas pedagógicas para melhorar o ensino-aprendizagem. “São metodologias que falam a língua desse aluno do século 21 e não deixa de ser um resgate do analógico. Incentivamos os jogos eletrônicos, mas é bacana voltar aos jogos de tabuleiro que promovem a inteiração social, desenvolvem habilidades e competências e isso pode ser uma ferramenta muito útil a todos os professores”.

Nos últimos dois anos, devido à pandemia da Covid-19, houve um grande deficit educacional. Para a professora Tamires da Silva Pereira, participante do curso, descobrir novas ferramentas podem auxiliar na aprendizagem dos alunos. “Temos que procurar outras formas de ensinar já que muitas vezes só o falar e o escrever no quadro não dá muito certo. Com os jogos, a parte lúdica será trabalhada e é isso que o momento necessita, fugir do tradicional”.

Quem quiser conhecer mais sobre os “Jogos Cooperativos” pode acessar a rede social do projeto no instagram (/jogocooperativo).

IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre