Página inicial > Notícias > Jornada da Construção Civil

Jornada da Construção Civil

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2024, 12h27 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2024, 12h36

Evento traz conhecimentos e testa habilidades dos alunos da Engenharia Civil, Edificações e Design de Interiores

1a756cda 72c9 4734 93ca e1adac342391A primeira Jornada da Construção Civil, organizada pelo IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre, aconteceu no sábado, dia 28 de setembro, com o objetivo proporcionar um ambiente de aprendizado, troca de experiências e networking entre estudantes, profissionais e empresas do setor. Como primeira atividade, alunos e comunidade externa participaram de uma palestra com a engenheira Betânia Silveira de Faria, carinhosamente conhecida como a Engenheira da Bota Rosa. Em seguida, foram levados a testar suas habilidades nos jogos de equilíbrio.

“Saberes complementares que devem sempre andar de mãos dados para que eles tenham uma formação completa. Nosso aluno precisa saber a teoria, mas também precisa saber lidar com uma equipe, saber dividir atribuições, respeitar o colega e com essas atividades conseguimos colocar tudo isso em prática”, explicou Maria Felicetti, umas das organizadoras do evento.

Ao longo de duas horas, Betânia compartilhou um pouco de sua trajetória de vida e carreira profissional, mostrando como a determinação e a paixão pela engenharia a levaram a alcançar sucesso em sua área. “A palestra trouxe uma luz pra gente, porque ela traz muita experiência e, nós, ficamos, muitas vezes, perdidos, não sabemos onde ir, por onde começar”, disse Gabriel Beraldo, aluno do 4º período de Engenharia civil.

Para quem ainda está iniciando o curso, como é o caso de Vinícius Pereira de Assis, aluno do 1º ano curso técnico em Edificações, o contato com uma pessoade6b7f25 a6bc 400c 8cf7 8a6c6f56c881 que atua na área incentiva e fortalece as decisões. O contato com alguém que já passou por tudo isso é meio caminho andado. Tinha muitas dúvidas antes mesmo de fazer a minha inscrição para entrar no Instituto Federal. Não sei em qual área vou me especializar, mas pretendo continuar na área da construção civil e isso foi impulsionado pelos profissionais que eu tive contato”.

Após a palestra, Betânia teve um tempo para apresentar algumas novidades em materiais para os alunos e ainda deu dicas. Para o aluno que ainda está cursando, a busca por informações é o melhor caminho. “Estar antenado com o que acontece no mercado de trabalho. Que ele sempre se inspire em alguns profissionais para ele entender os segmentos do mercado de trabalho e qual ele mais se identifica”.

Para o recém-formado, entender que os “nãos” fazem parte da vida. “A insegurança faz parte de todo o processo, mas ele não pode desistir. Que ele procure pelas construtoras, entre em contato com os RHs, mostre a vontade dele de trabalhar, porque além das habilidades técnicas que talvez ele nem tenha no início, existem também as habilidades pessoais e as empresas valorizam muito o profissional que é esforçado”.

E para o profissional que já atua no mercado, o importante é entender que a busca por conhecimento é um processo contínuo. “A troca de conversas é muito importante e entender que, desde o engenheiro até o estagiário, o sucesso vem do esforço de todos. Ninguém é melhor que ninguém. E estar sempre disposto a aprender, o mercado sempre inova, há sempre novas tecnologias, então, buscar eventos, conversar com outros profissionais e qualificar sempre”.

Jogos de equilíbrio

Nessa competição de "Estratégia e Equilíbrio", estudantes e comunidade se viram diante de uma série de jogos que demandavam concentração, raciocínio estratégico e um bom senso de equilíbrio para vencer. Os jogos incluíram103a4a11 cb02 4e9c b299 b43e324bbdc8 desafios clássicos como Tetris, Jenga, Ticket to Ride, Kingdomino, entre outros, onde os participantes tiveram demonstrar habilidades excepcionais em estratégia e controle.

“A maioria dos jogos é de habilidades, o que ajuda a desenvolver a concentração”, contou  Yasmim Aparecida Pereira, aluna da Engenharia Civil.

Os jogos também tinham o objetivo de desenvolver a interatividade entre os participantes, como explicou Maria Isabel Cândido, aluna de Engenharia civil. “Tem muito conhecimento de engenharia envolvido, equilíbrio, coordenação motora mas, o mais importante é o convívio do pessoal, todos se divertindo, uns jogando contra o outro, em outro jogo, um apoio o outro”.

Pontes de Macarrão

A Jornada continua na próxima sexta-feira, 04 de outubro, com a realização da competição de Pontes de Macarrão que terá início às 13h.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre