Página inicial > Notícias > Jornal do campus

Jornal do campus

Publicado: Terça, 26 de Março de 2019, 15h59 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2019, 13h28

Equipe se encontra para definir as pautas da primeira edição do informativo da escola

IMG 20190322 130131507Um encontro produtivo e muito descontraído. Assim foi a segunda reunião de pauta com parte da equipe de alunos do Jornal do IF. A primeira edição que deve ficar pronta em abril trará editorias de educação, cidadania, cultura, ciência e tecnologia, entrevista e pequenas notas de acontecimentos na escola.

“Realizar um Jornal com a nossa parceria é instigar as nossas vontades internas de pesquisa, questionamento e comunicação e isso tende, além de nos ensinar em demasia, também nos engrandecer pessoal e profissionalmente. Que essa jornada seja linda!”, disse a aluna Júlia Mendes Rios de Souza.

Segundo a professora Gissele Bonafé, que coordena o projeto, a produção de um jornal no campus partiu dos próprios alunos. “No segundo ano, durante o ano de 2018, trabalhamos com alguns gêneros jornalísticos e, naquele momento, surgiu o desejo, por parte de alguns alunos, de produzir um jornal da escola. A elaboração de um jornal é uma ótima oportunidade de aperfeiçoamento das habilidades de escrita e leitura, por meio da produção de diferentes gêneros textuais. Além disso, estabelece uma articulação importante e necessária entre a comunidade interna e a comunidade externa”, disse.

"Acho o projeto de suma importância, levando cultura, notícias e outras coisas para pessoas dentro e fora do campus. A possibilidade de participar do projeto me felicita e possibilita o aprendizado em várias áreas. Sinto que o projeto caminha para um ótimo rumo e estou ansioso para colher seus frutos", disse o aluno André Alves.

A equipe foi selecionada por meio de inscrições em formulário eletrônico. Na primeira reunião de pauta, foram discutidas as características do jornal e definidas as seções e periodicidade do informativo. Cada aluno ficou responsável por selecionar e desenvolver uma pauta de acordo com a editoria escolhida.

“Participar do Jornal tem sido uma ótima experiência. Não só tenho espaço para escrever – que é algo que amo – como tenho a oportunidade de aprender e trabalhar com um ótimo time. Nossas reuniões são sempre divertidas e produtivas, cada um tem suas opiniões respeitadas e o trabalho em conjunto acaba funcionando de forma agradável para todos, fora as grandes ideias que acabam surgindo. Não vejo a hora da primeira edição de nosso jornal sair. Tenho certeza que qualquer um que a ler conseguirá perceber o quão especial é ter esse projeto em nossa escola”, comentou a aluna Emilly M. Corrêa do Vale.

O jornal contará também com a participação dos leitores que poderão encaminhar suas produções (crônicas, charges, tirinhas). Também terá, a cada edição, a produção de uma resenha crítica, que fará parte da seção de Cultura.

“A criação de um jornal é algo totalmente novo e interativo para os alunos do Campus e fazer parte disso é algo gratificante. Saber que as pessoas leram matérias e ficaram mais informadas por meio de algo que você fez é único, transmitir aquilo que você aprende e ouve para os outros creio que seja uma das melhores sensações. Fazer parte do jornal é algo motivador e inspirador”, disse a aluna Geovanna Passoni Henrique Oliveira.

O nome do jornal ainda não foi definido. Essa decisão foi compartilhada com os alunos do campus para que apresentem sugestões e depois votem no nome que melhor define o informativo. Inicialmente a periodicidade será trimestral. Outra ideia apresentada pela equipe é a criação de uma fanpage para que as notícias sejam atualizadas mais rapidamente.

“Quando fiquei sabendo sobre o jornal, fiquei muito animada e ansiosa para que fosse selecionada para participar. Sou apaixonada por leitura,e acredito que o jornal ajudará os alunos não só a conhecerem mais sobre o instituto mas alguns assuntos fora dele que são importantes”, disse a estudante Emily Louzada Fiochi.

Compõem a equipe do jornal os alunos do integrado e subsequente: André Magno Alves da Silva, Cailane de Sousa Marinho, Emilly Monique Corrêa do Vale, Emily Louzada Fiochi, Gabriely Aparecida Neves Soares, Geovanna Passoni Henrique Oliveira, Júlia Mendes Rios de Souza, Renan Silva Lima, Túlio Gabriel Pereira e Wagner Lucas Mina do Nascimento.