Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Jovem talento
Início do conteúdo da página

Jovem talento

Publicado: Terça, 22 de Julho de 2025, 15h16 | Última atualização em Terça, 22 de Julho de 2025, 15h16

Egresso do curso de informática ganha destaque em evento tecnológico

 

Matheus de Alencar Costa Oliveira, formando da turma de 2022, pelo Curso Técnico de Informática, integrado ao ensino médio, está se sobressaindo em sua trajetória acadêmica.WhatsApp Image 2025 07 22 at 14.39.21 No dia 28 de agosto, ele fará uma apresentação onde compartilhará suas vivências como estudante e profissional. Ele contará como enfrentou a nova era da tecnologia e informação que impacta a geração atual, desde o surgimento das redes sociais até a inteligência artificial, além de discutir os efeitos positivos e negativos disso e como gerenciar essas questões de maneira construtiva.

Atualmente, Matheus, estuda no 5º período de Engenharia de Software no Inatel. Sua apresentação faz parte do evento “TEDx”, que reúne indivíduos de diferentes setores para trocar ideias e projetos que beneficiam a comunidade de alguma maneira.

Tempo no IF

Matheus relata que o Instituto Federal foi uma porta que se abriu para sua carreira, especialmente no que diz respeito ao trabalho em equipe. “Quando ingressei no IF, poucos meses depois ocorreu a pandemia, e passamos para o ensino remoto. Percebi que minha turma foi impactada por isso (todos fomos). Já tinha experiência em desenvolvimento antes de entrar no Instituto, mas as aulas práticas, na época, me deram a chance de ajudar os colegas que enfrentavam dificuldades e aprendi muito no processo.”

No último ano, que já foi novamente presencial, a maioria dos professores incentivou o desenvolvimento desse espírito de colaboração por meio de projetos práticos e atividades em grupo. Além disso, a união da turma era forte, o que beneficiou a cooperação e o trabalho em equipe, tanto nas questões técnicas quanto fora delas.

Incentivo aos novos alunos

Matheus enviou uma mensagem aos estudantes diante das novas exigências do mercado de trabalho. “Aceitem o desconforto. Tanto o mercado quanto a universidade estão repletos de indivíduos que não possuem conhecimento verdadeiro, pois se renderam à Inteligência Artificial, a vídeos curtos e recompensas imediatas. Não desejo desmerecer o uso de IAs ou ferramentas similares para trabalho ou estudo, pois são recursos extremamente valiosos e devem ser usados, mas a IA não transforma alguém em um excelente profissional ou estudante. Dedique-se a aprender, busque se tornar um aluno e profissional superior ao que era antes, solicite orientação de pessoas que têm mais experiência e saber do que você (professores, especialistas, colegas mais velhos...), procure por materiais abrangentes (documentos, livros, vídeos técnicos). O setor tecnológico está em constante evolução e aprendizado sob todos os ângulos, cabe a você acompanhar essa evolução ou se estagnar por conta própria.”

registrado em:
Fim do conteúdo da página