Página inicial > Notícias > Laboratórios móveis

Laboratórios móveis

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2024, 13h32 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2024, 13h40

Campus Pouso Alegre recebe contêineres laboratórios para os cursos EJA- EPT

d0d0abb7 01f8 4152 8d5a 44cdf8b35cf0Mais um grande avanço foi alcançado pelo IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre, através do projeto EJA integrada à EPT: Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional. A instituição acaba de receber 10 contêineres laboratórios que serão utilizados pelos alunos, nas aulas práticas dos cursos profissionalizantes.

Um dos principais benefícios dos contêineres laboratórios é a sua capacidade de proporcionar uma abordagem prática e mais acessível para o aprendizado da ciência. Muitos alunos da EJA podem ter participado de experiências limitadas com experimentação científica durante a sua educação anterior. No entanto, dentro desse Laboratório, eles terão a oportunidade de participar ativamente de experimentos, manipular equipamentos e observar fenômenos naturais em tempo real. Essa experiência prática não apenas fortalecerá a sua compreensão dos conceitos científicos, mas também estimulará a curiosidade e senso de descoberta.

“Além disso, o contêiner laboratório oferecerá uma abordagem flexível e adaptável ao ensino da ciência. Com a sua estrutura móvel, poderá ser facilmente transportado para diferentes locais, cidades parceiras do projeto / escolas, permitindo que os alunos da EJA tenham acesso à educação científica em suas próprias comunidades”, disse a coordenadora do projeto, Eliane Silva Ribeiro.

Segundo a coordenadora da área de Compras e Logística, Liliane Krema, cada unidade tem 14m² (6mx2,5m) e conterá equipamentos e instrumentos2b206f15 cd2e 4971 94b9 177354a67aa1 para a realização de aulas práticas para os cursos presenciais de: Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança, Laboratorista de Solos, Operador de Tratamento de Águas e Efluentes, Pedreiro de Alvenaria Estrutural, Soldador de Estruturas e Tubulação no Processo MIG/MAG e Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial. “Os contêineres serão itinerantes e ficarão nas escolas conforme o calendário de práticas profissionais de cada curso. O mesmo contêiner passará por várias escolas e, dentro dele, haverá um ou mais laboratórios, que serão adequados a cada microrregião e grade curricular de cada curso”.

Parcerias

Até o momento 39 municípios aderiram ao programa no Estado de Minas e interior de São Paulo, sendo ofertados a 69 turmas em 49 escolas.

Transporte

Em alguns municípios, segundo Liliane, foi feita uma parceria para que o mesmo cuide da movimentação do contêiner. Nos casos em que isso não foi possível, será feito processo de captação de fornecedores para realizar a movimentação dos contêineres.