Página inicial > Notícias > Leituras transformadoras

Leituras transformadoras

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 14h13 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 14h25

Semana do Livro e da Biblioteca explora o poder terapêutico da literatura

396512048 874741244656887 7608797562154384670 nDurante uma semana foram realizadas rodas de leituras na Biblioteca Paulo Freire do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. As atividades fizeram parte da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca comemorada de 23 a 27 de outubro. De acordo com a coordenadora do evento, a bibliotecária Michelle Araújo, foram planejadas atividades com o propósito de explorar o poder terapêutico da leitura literária. “Estas atividades oferecem oportunidades para as pessoas enxergarem a literatura sob uma nova perspectiva. O objetivo  é celebrar a influência transformadora dos livros e das bibliotecas, reconhecendo-os como recursos inestimáveis que enriquecem nossa bagagem intelectual e cultural, expandem horizontes imaginativos e promovem o bem-estar emocional”.

Para as rodas de leitura foram escolhidos títulos literários que tratam de temas como o medo, a tristeza, a morte, o amor e a esperança que, segundo a coordenadora da semana, estão intrinsecamente ligados a experiências humanas fundamentais que fazem parte do processo de desenvolvimento. Também como parte do evento, foram adquiridos 12 livros que foram sorteados em cada encontro.

Michelle conta ainda que os encontros de leitura representam a realização concreta do seu curso de pós-graduação em Biblioterapia e Mediação da Leitura Literária. Por meio das disciplinas, hoje ela tem novas perspectivas da leitura literária, uma experiência significativa que ela faz questão de compartilhar.

“Acredito que a leitura pode ser acolhedora. Quando nos identificamosprimeiro dia com um personagem em um livro e mergulhamos em sua história, somos capazes de expressar sentimentos que antes eram difíceis de colocar em palavras, criando uma conexão íntima e reconfortante com a literatura”.

Sendo assim, tenho o desejo de compartilhar o poder terapêutico das leituras literárias e criar um espaço de escuta atenta para os nossos alunos, tornando-me um agente multiplicador dessa valiosa experiência

Para a aluna Amanda de Oliveira Andrade, 3º ADM, os encontros deveriam ser mensais. “Foi um espaço muito acolhedor e que proporcionou um acolhimento dos nossos sentimentos. Tivemos contatos com diversos livros, e não só livros, como músicas, e isso é algo muito interessante, porque nós precisamos desse incentivo e de a literatura ser difundida. Também teve momentos mais reflexivos que são importantes e que na correria do dia a dia, nós deixamos de lado, foi um momento de compreensão e de olhar, não só para nós, como para as outras pessoas, o que eu também achei essencial, porque muitas vezes nós só olhamos para nós, e não ouvimos o outro, o que não aconteceu nos encontros”.

Assessoria de comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre