Página inicial > Notícias > Letramento digital

Letramento digital

Publicado: Quarta, 15 de Mai de 2024, 14h13 | Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2024, 12h30

Melhoria no acesso à educação digital no CEM de Juiz de Fora com a ampliação do laboratório de informática pelo projeto EJA-EPT

WhatsApp Image 2024 05 15 at 14.11.42Com intuito de auxiliar na melhoria do laboratório de informática de uma das escolas parceiras do Projeto EJA- EPT do Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional, o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre realizou, nesta terça-feira, 14, a entrega de 20 computadores ao CEM – Centro de educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho) da cidade de Juiz de Fora. A escola atende 350 alunos na escolarização e 500 alunos nas oficinas.

De acordo com o Diretor-geral do Campus, Alexandre Fieno da Silva, a iniciativa surgiu a partir da verificação da situação precária das máquinas e do seu quantitativo. “Nossa ação, nesse contexto, foi motivada pelo nosso compromisso em melhorar a educação tecnológica para jovens e adultos. Com os computadores doados, a escola está melhor equipada para oferecer aulas de informática e expandir os cursos oferecidos à comunidade”.

Ele explica que a ação vai melhorar o acesso à educação digital, não apenas dos estudantes regulares mas, também, vai ampliar significativamente as oportunidades para a comunidade local. A intenção é reforçar o papel da educação tecnológica como uma ferramenta de inclusão, oferecendo aos alunos, novas habilidades que são cruciais no mercado de trabalho moderno e reforça o papel do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre na sua missão por uma educação de qualidade e para todos.

Segundo Fernanda Aparecida de Araújo, Diretora do CEM (Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho), a doação dosWhatsApp Image 2024 05 15 at 14.11.41 computadores foi de extrema importância para a escola. “Tínhamos um laboratório de informática com apenas nove computadores funcionando de forma precária e em nossa escolarização temos na organização curricular uma aula de informática prevista semanalmente”. De acordo com ela, dependendo da turma, era preciso organizar os alunos em duplas nas máquinas para possibilitar que todos tivessem o mínimo de acesso.

Além da escolarização, a escola abre cursos de informática para toda a comunidade escolar e, com esta doação, vai triplicar o número de inscrições por semestre, para este curso que normalmente é o mais procurado de todos. A Diretora explica ainda que haverá uma ampliação de forma significativa do letramento digital a uma clientela que não teria condições de pagar por uma formação digital.

A diretora avalia como um divisor de águas, a parceria entre o CEM e o IFSULDEMINAS, através do projeto EJA Integrada à EPT. “Tenho certeza que representará um novo estímulo para os estudantes da EJA, que terão a oportunidade de unir a qualificação profissional, tão almejada, ao processo de escolarização, que na maioria dos casos passa por uma realidade de evasão e reprovação devido à falta de perspectiva deste aluno em permanecer na escola”.

Ela disse ainda ser uma grande entusiasta desse projeto EJA- EPT , cuja proposta desafiadora e arrojada ajudará, sem dúvida alguma, a mudar os caminhos da EJA no país.