Página inicial > Notícias > Live: Moda de Rock

Live: Moda de Rock

Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 15h31 | Última atualização em Sexta, 09 de Outubro de 2020, 15h35

Violeiro Zé Helder faz apresentação no Festival Literário

O violeiro mineiro Zé Helder é uma das atrações do Festival Literário do Instituto Federal deste ano. O cantor encerra o FLIF com uma live, neste sábado, 10, às 20h30, transmitida pela fanpage do campus: https://www.facebook.com/101489781235951/posts/374854387232821/?sfnsn=wiwspmo

crédito Ulisses Matandos

Em sua trajetória, Zé Helder explora o mais brasileiro dos instrumentos em composições originais. Seu mais recente disco solo, Assopra o Borralho (Folguedo/Tratore – 2015) foi escolhido como um dos melhores discos independentes do ano pelo jornal Correio Popular de Campinas. Esse disco traz a participação especial de Alzira E e co-produção de Ricardo Vignini, seu parceiro no Moda de Rock e no Matuto Moderno, banda com uma história de 15 anos e 5 CDs, em que Zé Helder assume os vocais e a viola desde 2010. O violeiro é endorsee das cordas D’Addario e das violas Rozini.

No album Oco do Bambu (Folguedo/Tratore – 2009), o violeiro traz as participações de Ivan Vilela, Dani Lasalvia, Índio Cachoeira e vários outros amigos músicos como Guilherme Cordeiro (baixo), Fabrício Santos (violão e guitarra) e Diovani Bustamante (bateria).

O próximo disco solo está em fase de mixagem. Intitulado ‘Os Leões de Aleijadinho’, traz vídeos desse show ao vivo (acontecido no Teatro Inatel em Santa Rita do Sapucaí em agosto de 2019).

Zé Helder integra ainda o grupo pousoalegrense Orelha de Pau (2002) com um CD homônimo, e participou de CDs diversos como músico ou tendo suas composições gravadas por outros intérpretes. Participou de projetos como o Êta Nóis, tocando com Alzira E, Lucina e Ivan Vilela. Com Ivan Zé Helder também dividiu o palco do CCBB no projeto Rock Rural, com shows no Rio de Janeiro e São Paulo junto com grupos como Sá, Rodrix e Guarabyra, O Terço, Zé Geraldo, Matuto Moderno e outros.

Como professor, foi responsável pela criação de dois cursos de viola caipira: no Conservatório Estadual Juscelino Kubitschek em Pouso Alegre, e no Conservatório Municipal de Guarulhos, onde ainda leciona. Além de inaugurar um curso completo on-line de viola no portal Planeta Música e em breve também no Cifra Club, também ministra cursos de curta duração, como no Festival de Música de Londrina, a Oficina de Música de Curitiba, o I Seminário de Viola caipira de Guarulhos e o Curso Intensivo de Férias que realizou por 11 anos ao lado de Ricardo Vignini e Índio Cachoeira.

É formado em Licenciatura Plena em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, Comunicação Social pela Univas de Pouso Alegre, e também em Contrabaixo Acústico pelo Conservatório Juscelino Kubitschek.

Moda de Rock

O Moda de Rock, duo de viola caipira especializado em adaptar temas de rock com ritmos capiras, marca a história da viola com um trabalho ousado, largamente difundido em programas de TV em rede nacional e nos principais veículos da imprensa em geral. Esse trabalho rendeu três CDs e um DVD e participações de artistas consagrados como Pepeu Gomes, Kiko Loureiro (Megadeth), Andreas Kisser (Sepultura), Robertinho de Recife, Marcos Suzano, Lúcio Maia (Nação Zumbi), Ana Deriggi, Mário Manga, Renato Teixeira, Rodrigo Suricato e Edgar Scandurra. Moda de Rock radicaliza de vez os rumos que a viola vem tomando, se inserindo em todas as vertentes musicais.

Texto enviado por Zé Elder
Foto: Ulisses Matandos