Página inicial > Notícias > Mais equipamentos

Mais equipamentos

Publicado: Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 11h24 | Última atualização em Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 11h25

Campus recebe computadores e celulares para empréstimo aos alunos durante a pandemia

b55d1b35 5414 4f79 b231 cb1a42e1ae6eO IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre recebeu essa semana a doação de 15 computadores e 12 celulares que serão destinados aos alunos para utilização nas aulas remotas que devem continuar no primeiro semestre de 2021. Os equipamentos foram doados pelo Ministério da Educação e pela Receita Federal, totalizando 150 computadores e 100 aparelhos celulares que foram divididos entre os sete campi e a reitoria do IF.

Desde o início da pandemia, com as aulas no formato remoto, o Instituto procurou desenvolver ações de suporte aos estudantes visando evitar a evasão escolar. No Campus Pouso Alegre, os alunos que se cadastraram, receberam chips para acesso à internet e empréstimo de computadores e notebooks.

De acordo com a Diretoria de Desenvolvimento Educacional, em 2020, foram emprestadas 98 máquinas. Os cursos onde houve maior demanda foram: Técnico em Edificações Integrado (13.8%), Engenharia Química (11.7%) e Técnicos em Química e Segurança do Trabalho (Subsequente) e Técnico em Informática Integrado (10.6%). Alunos dos primeiros períodos dos cursos de graduação e subsequente foram os que mais necessitaram do equipamento.

As máquinas que foram devolvidas estão passando por avaliação do Núcleo de Celulares doadosTecnologia e Informação do Campus para novo empréstimo. Com a doação de mais esses equipamentos, o DDE acredita que cerca de 130 estudantes serão beneficiados. “É uma maneira de tentar minimizar os impactos da diferença social. Em 2020, conseguimos atender à demanda (solicitações) de computadores, emprestando 98 computadores do campus para os alunos. Com esse aporte da reitoria, podemos atender um número um pouco maior de estudantes”, disse o professor Alexandre Fieno, diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus.

O empréstimo dos aparelhos deve começar em fevereiro, mas ainda não foram definidas as normas para a seleção dos alunos e nem a logística de entrega aos estudantes. Assim como em 2020, o aluno selecionado assinará um termo se responsabilizando pelo equipamento.