Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Manas ao Trabalho
Início do conteúdo da página

Manas ao Trabalho

Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 14h56 | Última atualização em Segunda, 02 de Março de 2020, 12h50

Campus Pouso Alegre terá curso gratuito para capacitação de mulheres para serviços de pequenos reparos

EDITAL 01/2020

Resultado: publicada em 02/03/2020

Lista de Espera: publicada em 02/03/2020

Cartaz manasSerão selecionadas 20 mulheres (cisgênero e ou transgênero) em situação de vulnerabilidade social. O projeto “Manas ao trabalho” visa promover a capacitação dessas mulheres, buscando a melhoria das condições de vida delas e de suas famílias e facilitando a inserção no mercado de trabalho da construção civil.
De acordo com o responsável pelo projeto, professor Gustavo Reis Machado, a ideia surgiu a partir de uma análise do mercado de trabalho que mostra o crescimento da demanda de mão de obra qualificada em setores da construção civil exigindo cada vez mais capacitação de qualidade. “A partir dessa necessidade pensamos em criar um programa de profissionalização das mulheres, para mulheres e feito por mulheres com atendimento específico e diferenciado”.

O curso será dividido em três eixos:

Profissionalizante: Teoria e técnica que vão gerar a capacitação das participantes
Humanização e valorização da mulher: Assuntos relacionados à violência doméstica, saúde da mulher
Empreendedorismo: Instruções para que as mulheres se insiram no mercado de trabalho

Para a bolsista do projeto, Ariele Oliveira Santiago, aluna de Engenharia Civil, será uma oportunidade para conhecer a realidade de mulheres com diferentes experiências, sonhos e objetivos. “Como o setor da construção civil é predominado por homens, acredito que a capacitação de mulheres seja um grande passo na luta contra a discriminação de gêneros. Ao final do curso, espero que as participantes, além de conseguirem fazer pequenos reparos em suas casas, sem a ajuda de terceiros, com a capacitação profissional possam disputar com igualdade uma vaga no mercado de trabalho”.

As expectativas também são as melhores para outra bolsista do projeto, a aluna de Engenharia Civil Bárbara Ribeiro de Sousa. “Como uma mulher que está tentando entrar na construção civil, vejo esse projeto como uma motivação. E o compartilhamento de experiências será engrandecedor. Espero, ao final do curso, que as alunas se identifiquem ainda mais com a construção civil, estejam prontas para entrar no mercado de trabalho e busquem cada vez mais a realização pessoal e profissional”.

O curso será ministrado em 6 módulos: pintura, pequenos reparos elétricos, pequenos reparos hidráulicos, paisagismo e manutenção de jardins, noções de empreendedorismo e tópicos humanizados, com diferentes abordagens (aulas expositivas, estudo dirigido e aulas práticas de aplicação).

Requisitos para se inscrever no curso:

a) Ser mulher (cisgênero e/ou transgênero);
b) Ter, no período previsto para matrícula (subitem 1.1), idade mínima de 18 (dezoito) anos; 
c) Ser alfabetizada;
d) Receber até 1,5 salário mínimo por pessoa na família;
e) Tenha interesse em participar do curso de capacitação;
f) Disponibilidade para participar das aulas ofertadas 2 vezes na semana, com possíveis aulas aos sábados, no IFSULDEMINAS Câmpus Pouso Alegre.

Inscrições:

As inscrições poderão ser realizadas a partir as 0h do dia 10 até às 23:59 do dia 27 de fevereiro de 2020;

1. Inscrição via internet poderão ser feitas através do link: https://forms.gle/SyyggFKjeMertRJC7 
2. A candidata deverá acessar a página e preencher todos os campos obrigatórios apresentados no formulário de inscrição;
3. Responder ao questionário socioeconômico disponibilizado pelo IFSULDEMINAS, o qual servirá como instrumento de seleção;
4. Para candidatas que não tenham acesso à internet, o IFSULDEMINAS campus Pouso Alegre disponibilizará computadores e pessoas para auxiliarem a inscrição no local estabelecido.

Poderão fazer a inscrição presencialmente no Laboratório de Maquetes no Prédio da Engenharia Civil do IFSULDEMINAS campus Pouso Alegre,  de segunda a sexta-feira, conforme os seguintes horários:

17/02 - das 15h às 19h
18 e 19/02 - das 13h às 17h
20 e 21/02 - das 17 às 20h

O campus está localizado no endereço Avenida Maria da Conceição Santos nº 900, Bairro Parque Real, Pouso Alegre/MG.

Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

registrado em:
Fim do conteúdo da página