Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Manas ao trabalho
Início do conteúdo da página

Manas ao trabalho

Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 16h21 | Última atualização em Segunda, 09 de Março de 2020, 16h23

Campus Pouso Alegre inicia curso de capacitação de mulheres na construção civil

e3178d73 d147 4cf6 8592 de350450af3fVinte mulheres, cada uma com sua história de vida, com seus problemas e seus sonhos, começaram, neste sábado, 07 de março, uma nova etapa em suas vidas, com o curso “Manas ao Trabalho”. O projeto de extensão oferecido pelo IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre capacitará essas mulheres não apenas para a construção civil, com aulas sobre pintura, pequenos reparos hidráulicos, paisagismo e manutenção de jardins. O curso dividido em seis módulos também oferecerá às participantes noções de empreendedorismo e tópicos humanizados, com assuntos relacionados à violência doméstica e saúde da mulher.

“Esse curso vem possibilitar a capacitação dessas mulheres para inserção nesse mundo que antes era predominantemente masculino, mas que elas tem tanta capacidade quanto os homens. O curso vem fortalecer e demonstrar a capacidade da mulher junto à construção civil”, explicou o responsável pelo projeto, professor Gustavo Reis Machado.

Para o coordenador, o que chamou a atenção no primeiro encontro com as participantes do curso foi descobrir que muitas delas estão construindo suas próprias casas, como é o caso da Mara, 39 anos, moradora do bairro São Geraldo. Ela participou das etapas da fundação à construção da base e, agora, está se preparando para a próxima fase. “Quero me profissionalizar para colocar a mão na massa e subir as paredes da minha casa”.

Moradora de Espírito Santo do Dourado, Mirian, 38 anos, auxiliou o pedreiro desde a 99ba8b12 e951 4524 8144 72980e62fc2cmedição para a construção de sua casa. “Com essa oportunidade eu quero fazer o acabamento”

“Muitas mulheres estão construindo suas próprias casas e, nada mais justo, do que elas terem um conhecimento e o aprendizado técnico para elas fazerem isso com mais maestria do que elas estão fazendo”, disse Gustavo.

As expectativas com esse curso ainda vão além. Maiara, 30 anos, moradora do Bairro Santo Antônio sonha em cursar a faculdade de design de interiores. Hoje ela é faxineira e espera ganhar um dinheiro extra fazendo pequenos reparos para realizar o seu sonho. “Quero oferecer aos meus clientes mais que um serviço de decoração, quero oferecer um projeto completo”.

O projeto “Manas ao trabalho” terá duração de três meses. No primeiro contato com as alunas, as bolsistas do projeto realizaram dinâmicas em grupo, ouviram a história de cada uma, apresentaram a estrutura do campus e explicaram como será o curso.

Aluna de Engenharia Civil, Bárbara Ribeiro de Sousa, bolsista do projeto, sabe das dificuldades que o mercado impõe ao sexo feminino. Por essa razão, são grandes as suas expectativas com as integrantes do projeto. “Espero, ao final do curso, que as alunas se identifiquem ainda mais com a construção civil, estejam prontas para entrar no mercado de trabalho e busquem cada vez mais a realização pessoal e profissional”.

Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: Professor Gustavo Reis
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página