Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Matemática nas escolas
Início do conteúdo da página

Matemática nas escolas

Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 11h55 | Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 11h57

Projeto do Campus Pouso Alegre auxilia no aprendizado da matemática em escolas da cidade

IMG 20180706 110147O projeto de extensão “Laboratório de Ensino de Matemática nas escolas” teve início em maio deste ano e foi desenvolvido na Escola Estadual Professor Furtado de Mendonça (Zona Rural) e na Escola Estadual Monsenhor José Paulino, atingindo 55 alunos. “O objetivo do projeto é integrar o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais às escolas públicas do município, através de metodologias alternativas, objetivando a melhoria do processo ensino-aprendizagem de matemática nas escolas”, explicou o coordenador/professor Daniel Amaral Prates.

Ao longo de sete meses, os alunos participantes do projeto tiveram as seguintes oficinas:

- Construção das cônicas através de dobraduras;
- Treinamento para a 2ª fase da OBMEP
- Probabilidade através dos jogos de cassino (Roleta)
- Geoplano
- Bingo das operações
- Geometria plana e espacial através de origami modular

As atividades foram coordenadas pela bolsista Sofia Batista Souza (Lic. Matemática 2017) e pelos voluntários Sara Carolayne Mendonça Salgado, Gabrieli Silva IMG 20180706 110357057Ney de Paula, Marcos Andrey Rosa (Lic. Matemática 2017). “Enquanto bolsista do projeto e futura professora de matemática, o projeto teve muito a contribuir em minha formação, uma vez que através dele tive contato com a pesquisa, e novas metodologias de ensino de matemática, que contribuirão muito em minha futura profissão”, contou Sofia.

Além das escolas que receberam o projeto, as oficinas também ministradas durante a Semana das Licenciaturas do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
“O projeto me proporcionou testar o comportamento dos alunos diante de práticas de ensino diferenciadas, em contrapartida às aulas geralmente tradicionais. Além disso achei interessante pois a sala de aula se tornou um espaço de qualificação da formação dos alunos da Licenciatura, pois eles testaram as práticas e fizeram reformulações a cada aplicação”, disse o coordenador do projeto.

Todo o projeto foi registrado em fotos. As atividades podem ser acompanhadas no site: https://danielprat.wixsite.com/lab-matematica

Assessoria de Comunicação

IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre

registrado em:
Fim do conteúdo da página