Página inicial > Notícias > Medalha na OBFEP

Medalha na OBFEP

Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 13h23 | Última atualização em Segunda, 09 de Julho de 2018, 13h32

Aluno do Campus Pouso Alegre conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

IMG 2168De Minas Gerais, apenas cinco alunos de escolas públicas foram premiados com medalhas na OBFEP. Lucas Lopes Maldonado, do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre foi o único estudante de escola do sul de Minas a conquistar uma medalha na competição. Além dele, outros dois alunos do campus, Henrique da Fonseca Simões e Daniel Augusto Teixeira Venâncio também alcançaram bons resultados na Olimpíada.

De acordo com Renato Alexandre Oliveira Cândido, professor de Física do campus Pouso Alegre, os alunos são preparados para a competição com encontros extraclasse, pois as Olimpíadas requerem conhecimentos específicos, mas o bom resultado dos alunos é mérito do aprendizado de toda vida. “Aqui nós apenas complementamos o que eles já trazem de bagagem”.

Os alunos participaram da Olimpíada Brasileira de Física e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. Daniel Augusto Teixeira Venâncio, estudante do 3º ano de Informática falou da experiência de estar nessas competições. “Para a primeira foi necessário um conhecimento mais amplo da matéria e aptidão para colocar a matéria em prática. Metade da prova foi baseada em experiências práticas que tínhamos que fazer na hora. Por sua vez, a segunda testava o aluno em relação a sua aptidão para mesclar a matéria ensinada em sala com raciocínios lógicos”.

Para o medalhista de bronze na OBFEP, Lucas Lopes Maldonado, 3º ano de Informática, conquistar a medalha na Olimpíada foi um grande incentivo para o seu futuro. “A Olimpíada não cobrava tanto ideias já prontas como são nos vestibulares, cobrava que você desenvolvesse seu próprio raciocínio em cima de algum conceito da física. Acabou sendo muito importante pra mim pois sonho em continuar a carreira de física como pesquisador e ganhar um prêmio Nobel de Física e essa medalha é o primeiro passo nesse caminho”.

Sobre a OBFEP

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa começou em 2010 em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP. Desde 2012, a competição acontece em todo o Brasil sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. Em 2017, a Olimpíada teve a participação de quase 200.000 estudantes.

Ascom/Campus Pouso Alegre

02/07/2018