Página inicial > Notícias > Medalhistas na ONHB

Medalhistas na ONHB

Publicado: Sexta, 11 de Março de 2022, 16h59 | Última atualização em Sexta, 11 de Março de 2022, 17h14

Três alunos são premiados na Olimpíada Nacional de História Brasileira

IMG 9233Isabelly Cristine Cândido Batista, João Vitor Ferreira Gomes e Lilith Rodrigues Vale, alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio conquistaram a medalha de cristal pela participação na 13ª ONHB, ocorrida em 2021. Eles fazem parte de 11 equipes do campus Pouso Alegre que participaram da competição. Devido à pandemia do coronavírus, todas as reuniões e orientações ocorreram remotamente.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas que acontece desde 2009. A atividade busca potencializar a aprendizagem e as interações entre alunos e professores, estimulando-os a descobrir novas formas de aprendizagem de história a partir de atividades de leitura, escrita, debate e reflexão em ambientes digitais. “Competir na ONHB faz dos membros da equipe pessoas mais críticas, que desenvolvem habilidades importantes para vestibular, para o ensino superior e para as disciplinas de ciências humanas, além de aumentar muito nossa bagagem cultural e levar às emoções de uma competição nacional que revela talentos dos melhores estudantes de história do ensino básico do país”, disse a professora de História do campus, Emanuelle Kopanyshyn.

IMG 9230Isabelly, aluna do 3º ano do curso Técnico em Edificações, falou da importância da Olimpíada na construção de conhecimento. “Foi interessante porque desenvolve o nosso senso de pesquisa. É uma olimpíada focada na História Brasileira, algo que sentimos falta na escola e os documentos a que temos acesso são inéditos”. Isabelly participa da ONHB desde o 8º ano do ensino fundamental e esta foi a primeira vez que chegou a uma final. “Foi muito gratificante”.

IMG 9229Aluna do 3º ano do curso Técnico em Administração, Lilith contou que sempre teve interesse na área de História e com a ONHB teve certeza de que essa é a área que ela quer seguir. “Na ONHB temos uma visão ampla através de documentos históricos. A olimpíada abre os horizontes em relação ao ensino da História e o conhecimento de mundo”. Lilith que também participa da prova desde o ensino fundamental conta que se sentiu orgulhosa em representar no IF na competição e que fez questão de falar com as suas antigas professoras sobre sua conquista, afinal, “elas também fazem parte dessa vitória”.

IMG 9226Com um sentimento de dever cumprido e a sensação de que pode ir muito além, João Vitor, aluno do 3º ano do curso Técnico em Administração falou sobre as reuniões online e como foi difícil o estudo nesse formato. Mas valeu a pena. “Fiquei feliz pelo reconhecimento”, conta, orgulhoso pela medalha recebida.

Sobre a ONHB

Em suas doze edições, aONHB já marcou a vida escolar de mais de meio milhão de participantes. A competição ocorre entre equipe de alunos de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do ensino médio. A proposta da Olimpíada é de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades) e tem um impacto muito positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre