Página inicial > Notícias > Mediadores Virtuais

Mediadores Virtuais

Publicado: Quarta, 17 de Março de 2021, 10h56 | Última atualização em Quarta, 07 de Abril de 2021, 12h05

Abertas inscrições para o Programa 'Estudantes Mediadores' virtuais em plataformas de apoio às atividades remotas do Campus Pouso Alegre

EDITAL 17

Resultado Final - Publicado em 07/04/2021

Poderão se inscrever no processo seletivo, alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais - Técnico ou Superior - do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre. Este edital prevê o aporte de 1 (um) estudante mediador remunerado para cada turma regular de curso presencial, independente da modalidade do curso (técnico integrado ao ensino médio, subsequente, superior). A bolsa terá vigência no período de atividades remotas durante o ano letivo de 2021.

Mediadores Voluntários

Serão considerados estudantes mediadores voluntários, os candidatos que tenham ficado como excedentes pelas normas prescritas no presente edital, após consulta formal ao estudante e sua expressa aceitação. Estes não receberão qualquer tipo de retribuição financeira pelo desenvolvimento das atividades inerentes a sua condição de estudante mediador e deverão cumprir as mesmas atribuições e horas que os remunerados.

Receberão declaração/certificado de atuação enquanto estudantes mediadores voluntários em plataforma virtual de apoio às atividades de ensino remotas em decorrência da Pandemia Covid-19, aos discentes que requererem.

Atribuições do Estudante Mediador

As atribuições dos estudantes bolsistas serão voltadas para o desenvolvimento de atividades de apoio aos discentes, sob orientação dos supervisores, na realização das atividades remotas durante o período de isolamento social e, posteriormente, nas atividades híbridas e/ou presenciais a serem implementadas pelo IFSULDEMINAS:

a. Cooperar no atendimento e na orientação aos discentes, visando sua adaptação e maior integração e interação na plataforma virtual de apoio às atividades de ensino remotas, híbridas e/ou presenciais;

b. Auxiliar os discentes na realização das atividades propostas pelos docentes na plataforma virtual, sempre que compatível com seu grau de conhecimento e experiência;

c. Colaborar com os docentes na identificação de melhorias na execução do processo de ensino, propondo medidas ou recursos alternativos a serem implementados na plataforma virtual;

d. Participação nas reuniões virtuais convocadas pelos supervisores;

e. Execução de atividades delegadas pelos supervisores que estejam de acordo com o objetivo do programa;

f. Cumprir a carga horária semanal de 6 horas estabelecida (de forma remota), conforme as orientações do supervisor;

g. Verificação dos colegas ausentes das atividades remotas e contato com os mesmos, para informar ao Coordenador do Curso o motivo;

h. Elaborar relatórios mensais assinados conjuntamente com o supervisor, elencando as atividades realizadas no período com suas respectivas comprovações que serão avaliados pelo supervisor;

i. Eventualmente, os Estudantes Mediadores poderão ser convidados a participar de Assembleias junto à Diretoria de Assuntos Estudantis - DAE, para troca de experiências e eventuais treinamentos ou formações.

Inscrição e Resultado

As inscrições estão abertas de 17/03/2021 a 02/04/2021 pelo formulário: https://forms.gle/H8zoogEkSLvgLpsC7

O resultado da seleção será divulgado no dia 09/04/2021. Os estudantes selecionados passarão por uma capacitação virtual que será agendada após a divulgação do resultado.

IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre