Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

Meio Ambiente

Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 15h05 | Última atualização em Segunda, 09 de Julho de 2018, 15h05

Estudantes visitam Parque Estadual de Lambari


Visita lambari 1Em comemoração à semana do meio ambiente, os alunos do 2º ano do Ensino Técnico Integrado, do Campus Pouso Alegre, realizaram uma visita técnica ao Parque Estadual Nova Baden, situado na cidade de Lambari-MG. A visita teve o objetivo de formar a consciência ambiental dos estudantes e, portanto, compreender o papel socioambiental humano nos ambientes onde vivemos.

O Parque foi criado em 1974. Nesse período era reconhecido apenas como área protegida, sendo denominado de Reserva Biológica de Nova Baden. A nomeação “Parque” foi obtida somente em 27 de setembro de 1994, quando passou a ser monitorado pelo Instituto Estadual de Florestas. Conta com uma área de 214,47 de hectares, que abriga uma rica flora e fauna típica de Mata Atlântica, na qual podem ser encontrados jequitibás, cedros, perobas, palmitos, jacarandás, pinheiros brasileiros; e primatas, como o barbado, o sauá, o mico e o macaco-prego, além de outros animais, como jaguatirica, quatis, tatu e tamanduá-mirim.

A atividade foi realizada no dia 11 de junho com os alunos do 2º ano de Edificações, acompanhados da professora Lucy Mirian Nascimento. No dia 12, foi a vez dos alunos do 2º ano de Administração e de Informática, acompanhados pelos professores Paulo Nascimento e Gissele Bonafé.

Na oportunidade os alunos visitaram o Casarão, sede do Parque, onde foram recepcionados pelos monitores ambientais Paulo Sato e Belmira Santana. Os estudantes receberam informações sobre como ocorreu a criação do Parque, como é feito o seu manejo e a importância da preservação do bioma de Mata Atlântica. Além disso, participaram de uma caminhada ecológica na trilha das 7 Quedas, o que possibilitou uma imersão na biodiversidade do local. Finalizando as atividades, os alunos assistiram a uma palestra no viveiro e realizaram o plantio de mudas, deixando registrada, de forma permanente, a presença do IFSULDEMINAS nesse espaço.

De acordo com o professor Paulo Nascimento, a visita técnica em espaços como o Parque Nova Baden em Lambari-MG, possibilita aos alunos o contato, de forma direta, com espaços remanescentes da Mata Atlântica, “visto que, para todos os alunos existe uma perspectiva de visão in loco da inserção do homem no meio ambiente e das alterações decorrentes da presença humana no meio ambiente”.

Exibição de documentários e elaboração de maquetes sustentáveis


Ainda como parte das atividades desenvolvidas em comemoração a Semana do Meio Ambiente, os alunos do 2º do Curso Técnico Integrado em Informáticameio ambiente 3 desenvolveram documentários destacando questões fundamentais para a boa convivência do homem com o meio ambiente.

Essas produções chamaram a atenção para os problemas causados pelo descarte inadequado do plástico, do despejo de esgoto sem tratamento nos rios Mandu e Sapucaí, que fazem parte da bacia responsável por abastecer a cidade de Pouso Alegre, da má arborização urbana; além de destacar a importância do Parque Municipal de Pouso Alegre como área de lazer e preservação ambiental.

Já os alunos do 2º do Curso Técnico Integrado em Edificações, orientados pelas professoras Mariana Felicetti Rezende e Lucy Mirian Nascimento, elaboraram banners e maquetes de edificações com foco na sustentabilidade e na harmonia com a natureza.

Os alunos apresentaram aos participantes, soluções arquitetônicas que, além de beleza, proporcionam maior comodidade aos usuários, como: telhado verde, telhado branco, uso de placas solares no Campus Pouso Alegre, paisagismo nativo e correntes de ar cruzadas.

Segundo a professora Lucy é de suma importância envolver os alunos em projetos que propicie análise crítica do ambiente em que vivem, discutindo os problemas que afetam a sociedade e buscando soluções sustentáveis. “Dessa maneira, os projetos desenvolvidos na Semana do Meio Ambiente contemplam os pilares educacionais defendidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas ao aliar o ensino de qualidade à pesquisa e a extensão”.

As atividades foram apresentadas no dia 14 de junho.

Texto: professora Lucy Mirian Nascimento

Revisão: Ascom/Campus Pouso Alegre

21/06/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página