Melhor documentário
Documentário do Campus Pouso Alegre é vencedor do prêmio ‘Abacaxi de Ouro’
O documentário “Ecos do Campus”, criado por Sérgio Rafael do Couto Lopes, estudante do terceiro ano do curso técnico em informática, com edição e produção dos alunos João Vitor Pereira e Rafael da Silva Santos, conquistou o prêmio de ‘Melhor Documentário do Sul de Minas’, no ‘Abacaxi de Ouro’, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. A produção aborda a dimensão “poética” do campus Pouso Alegre, retratando a vida de três personagens: um professor, um aluno e uma colaboradora da limpeza.
O documentário concorreu com outras sete produções.
Em sua primeira produção, o estudante conta que receber a indicação para a premiação já era uma grande realização. O prêmio chegou de maneira inesperada e representou a materialização de uma vitória que ele considera audaciosa e que lhe gerou uma grande alegria. “Ecos do Campus foi, para mim, inicialmente, a desculpa perfeita para me aproximar de quem eu admirava. O mais legal é que, nessa jornada, a gente acabou sendo surpreendido com o Abacaxi de Ouro. Ele nos demonstrou que o que realmente conta não é o orçamento, mas sim a verdadeira emoção que colocamos no que fazemos.”
A monitora do projeto Cine IF, aluna do 2ºano do Curso Técnico Integrado em Informática, Carolina Silva Faria também compartilha sua felicidade com essa vitória. “É uma grande satisfação ver o trabalho sendo recompensado. Receber um prêmio como esse é realmente maravilhoso para todos que estão envolvidos nesse segmento. O curta-metragem está incrível e merece todo o reconhecimento que está recebendo”.
Como coordenadora do Cine IF e professora de ciências humanas, Emanuelle Kopanyshyn acredita que a produção de filmes do gênero documentário amplia a capacidade crítica dos estudantes ao estimular a leitura do mundo por meio de diferentes linguagens, permitindo que relacionem fatos históricos, sociais, culturais e científicos à sua realidade. Dessa forma, os alunos não apenas consomem informação, mas tornam-se produtores de conhecimento, capazes de narrar histórias, registrar experiências e dar visibilidade a temas relevantes para sua comunidade do IF e para a sociedade em geral. “ Ecos do Campus é uma produção sensível e crítica sobre os grupos sociais que transitam nesse ambiente e, nesse sentido, é um recorte artístico e humano incrível em termos de cinema. Ganhar o Abacaxi de Ouro é a coroação de um processo muito bonito que é sonhar e trabalhar com a sétima arte, produzindo um sentido de mundo”.
Onde assistir:
Pra quem quiser assistir, o curta “Ecos do Campus” está disponível no canal do cine if no YouTube o link é: https://youtu.be/zVWs3kAtmL0?si=uVQfqjb_8xthHw0L