Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Modelagem Molecular
Início do conteúdo da página

Modelagem Molecular

Publicado: Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 12h58 | Última atualização em Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 13h00

Alunos de Licenciatura em Química apresentam trabalhos na Escola de Modelagem Molecular


Foto 2 UnespA Escola de Modelagem Molecular é um evento nacional que ocorre a cada dois anos, no Instituto de Química da Unesp de Araraquara – SP, com intuito de aprimorar e aprofundar conhecimentos nas áreas de química computacional e química medicinal. Dos 18 trabalhos aceitos este ano, seis foram do Curso de Licenciatura em Química do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre (sendo 1 desenvolvido por discente da UFSCar em colaboração com discentes do IFSULDEMINAS).

No Brasil, apenas três Institutos Federais participaram do evento (IFRJ, IFSP e IFSULDEMINAS). O Campus Pouso Alegre teve a mesma representatividade que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com 50% dos participantes. Com relação ao número de inscritos, o Campus ficou atrás apenas da Unesp e da USP.

De acordo com o Prof. Dr. Luiz Motta, a modelagem molecular é uma importante ferramenta utilizada na investigação das estruturas químicas e das propriedades moleculares por intermédio da química computacional e técnicas de visualização gráfica, com intuito de obter uma representação tridimensional. “Em função da enorme disponibilidade de programas computacionais de química e bancos de dados em rede, pode-se considerar que a modelagem molecular é uma das áreas mais promissoras no planejamento e na descoberta de novos fármacos, e na elucidação dos mecanismos envolvidos nas ações moleculares de compostos, compreendidas pela integração de conhecimentos da Química Orgânica, Bioquímica, Físico-química, Química Inorgânica, Biotecnologia e Farmacologia”.

Minicursos:

A Escola de Modelagem Molecular 2019, promoveu os seguintes minicursos e conferências:

Métodos de cálculo para otimização estrutural: Prof. Dr. Carlos Maurício R. Sant’Anna (UFRRJ); 2) Modificações moleculares para o planejamento racional de moléculas multialvo: Prof. Dr. João Paulo dos Santos Fernandes (UNIFESP); 3) Estrutura e dinâmica de biomoléculas envolvidas na ação de fármacos: Prof. Dr. Hugo Verli (UFRGS); 4) Cálculo de propriedades físico-químicas de substâncias bioativas por quimioinformática aplicação à triagem virtual: Prof. Dr. Marcus TuliusScotti (UFPB); 5) A importância da modelagem molecular para os projetos desenvolvidos pela Aché Laboratórios S.A: Dr. Natanael Dante Segretti (Aché Lab. Farmacêuticos); 6) Ferramentas espectroscópicas e computacionais para a determinação da estereoquímica absoluta de compostos orgânicos: Prof. Dr. João Marcos Batista Junior (UNIFESP); 7) Importância da Química Inorgânica Medicinal: Dr. Adelino Vieira de Godoy Netto ( IQ/Unesp – Araraquara). 8) Tutorial de química computacional no laboratório de informática: introdução a modelagem molecular, desenho da estrutura química de compostos orgânicos e otimização geométrica estrutural, estrutura de biomacromoléculas, ancoragem molecular e interações ligantes-biomacromolécula.

Opinião dos alunos:

Para os estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, a participação no evento foi muito válida para agregar novos conhecimentos além da sala de3fa7a9df 5c6f 46ab a60a 594b125154b9 aula.

“A Escola de Modelagem Molecular da Unesp nos propiciou muitos conhecimentos, dos quais cito o convite que recebemos para conhecer o laboratório que os alunos utilizam para suas pesquisas, no qual eles aprendem a trabalhar com diversos softwares utilizados no Ensino e na Modelagem Molecular, foi maravilhoso.” (Adriana C. Faria)

“Para mim foi uma das melhores experiências, uma renovação acadêmica a cada dia. Senti uma grandiosa felicidade e honra de ter participado do evento.” (Ricardo L. Quintino)

“Ter participado do evento foi uma sensação única, por ter agregado muito conhecimento e aprimorado a grade curricular, dando mais robustez à nossa pesquisa.” (Bianca N. de Lima)

“Esse evento nos mostrou que todos somos capazes de algo maior em equipe, e neste fomos uma equipe show, graças a nosso mestre que soube retirar de cada um, o seu melhor.” (Douglas P. Azevedo)

“No começo éramos só nós, agora somos um grupo! Cada um desempenha um papel importante e natural no grupo, que faz com que se fortaleça cada vez mais.” (Lucas R. F. de Oliveira)

“É com grande satisfação que venho compartilhar o quanto estou feliz de ter participado da Escola de modelagem molecular da Unesp de Araraquara. Os professores são super-receptivos, minicursos com ideias inovadoras. Confesso que no início fiquei ansiosa e com medo, porém, recebemos apoio um do outro e do nosso orientador, assim valeu a pena ter ido.” (Caroline P. Dias)

Texto: Professor Luiz Motta
Revisão: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre

registrado em:
Fim do conteúdo da página