Momento de comemoração
Servidores e alunos celebram os 14 anos do Campus Pouso Alegre
O dia 10 de julho de 2024 foi marcado por uma singela comemoração da comunidade escolar, pelos 14 anos de implantação do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. O trabalho não parou, nem as aulas. Foi apenas um lanche e um almoço diferentes para a celebração, mas as memórias...essas vieram à tona! Como não relembrar os primeiros cursos em salas improvisadas em escolas municipais, ou, a primeira casa, em um galpão na avenida João Beraldo? E como esquecer os desafios da mudança para a nova e atual sede, no bairro Parque Real, em meio às obras que ainda não haviam terminado e a falta de pavimentação na via de acesso? O transporte público chegava somente até o aeroporto, o restante do trajeto era feito a pé, sujando os sapatos de lama vermelha, em dias de chuva.
Se valeu a pena? Valeu muito a pena! Hoje, o Campus oferta quatro cursos técnicos integrados ao ensino médio, cinco cursos técnicos subsequentes (quatro na modalidade EaD e um presencial); quatro cursos superiores (duas graduações e duas licenciaturas) e cinco especializações. Além da oferta de cursos de formação inicial e continuada para a Educação de Jovens e Adultos e coordenação de diversos outros cursos ofertados pelos programas Capacita, Novos Caminhos e Mulheres Mil. Sem contar as centenas de alunos formados realizando os seus sonhos no mundo do trabalho. Sim, temos muito o que comemorar nesses 14 anos e pelos muitos próximos aniversários que virão!
Relembrando a história
O ano era 2010. Como parte do Plano de Expansão III, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETE/MEC, que visava ampliar as unidades de educação profissional gratuitas pelo país, era implantado, oficialmente, em 10 de julho daquele ano, mais uma unidade do IFSULDEMINAS, o Campus Pouso Alegre.
O primeiro curso oferecido foi o de Técnico em Agricultura, utilizando as estruturas da Escola Municipal Professora Maria Barbosa, como extensão do Campus de Inconfidentes. Em 2011 tiveram início os cursos de Técnico em Edificações, na modalidade PROEJA, e Técnico em Administração, na modalidade subsequente, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre.
Em 2012, o Campus Pouso Alegre passou a oferecer também os cursos de Técnicos em Química e Edificações, na modalidade subsequente, e de Informática, nas modalidades concomitante e subsequente. Em 2013 foi incorporado o Curso de Técnico em Segurança do Trabalho e o Técnico em Informática passou a ser oferecido também na modalidade Integrado.
Daí por diante, o Campus só cresceu. Hoje, a unidade oferece:
- ESPECIALIZAÇÃO: Construção Civil, Computação Aplicada à Educação, Educação em Matemática, Engenharia de Segurança do Trabalho e Língua, Linguagem e Educação.
- GRADUAÇÃO: Engenharia Civil, Engenharia Química, Licenciatura em Química e Licenciatura em Matemática.
- TÉCNICOS (Subsequente): Administração, Logística, Qualidade e Segurança do Trabalho (EaD) e Química (presencial)
- TÉCNICOS (Integrado ao Ensino Médio): Administração, Informática, Edificações e Química.
- EJA-EPT: Metodologias ativas e tecnologias para a EJA (formação de professores); Agentes de gestão de resíduos sólidos; Operador de tratamento de águas e efluentes; Laboratorista de solos; Assistente de controle de qualidade; Eletricista instalador predial de baixa tensão; Pedreiro de alvenaria estrutural; Mecânico de refrigeração e climatização industrial; Soldador de estruturas e tubulação no processo MIG/MAG; Recepcionista sem serviços de saúde; e Instalador de sistemas eletrônicos de segurança.
O primeiro diretor pró-tempore: Marcelo Bottazzini
Fiquei extremamente honrado com o convite (para ser diretor do Campus) e, ao mesmo tempo, muito apreensivo, pois era uma situação totalmente nova para mim. No entanto, decidi enfrentar os desafios que, imaginava, seriam muitos e de substancial grau de dificuldade. Todas as dificuldades e noites sem dormir valeram a pena, pois liderar a construção, seja física ou institucional, de um campus federal da importância do nosso, a partir do zero, é uma missão única na vida de uma pessoa.
Espero que, além de continuar seguindo o traçado inicial, o campus se expanda, promovendo educação técnica e tecnológica de qualidade e focando suas ações no desenvolvimento e na inovação tecnológica. Desejo também que todos os colegas abracem as novas tecnologias aplicadas ao ensino e à aprendizagem como mecanismos de evolução humana e profissional.
A primeira mulher na direção do Campus: Mariana Felicetti
Atuar como Diretora foi algo totalmente novo e desafiador na minha carreira. No início da gestão, me posicionar e emitir os meus pensamentos, muitas vezes contrários ao que se esperava, foi muito difícil. Muitos anos já se passaram da liberação das mulheres, mas vejo que a luta continua ainda muito grande para poder ocupar o nosso espaço. Dia após dia, o lugar de mulher tem se tornado o mundo inteiro, mas os desafios enfrentados por quem deseja desbravar um universo ainda pouco feminino são muitos e estão em muitas esferas, superar a invisibilidade social, a desigualdade de oportunidades, o machismo estrutural, entre várias outras coisas. Entretanto, por maiores que sejam os desafios, as mulheres estão cada vez mais dispostas e preparadas para fazer acontecer.
A pandemia
A pandemia do Covid-19, fechou as portas de muitas escolas em todo o Brasil, no entanto, as instituições de ensino tinham que cumprir com o artigo 205 da Constituição Federal (BRASIL, 1988), que dispõe que, a educação, direito de todos e dever do Estado e da família. Apesar dos inúmeros desafios do ensino a distância durante a pandemia, aos poucos todos nós servidores nos adaptamos e revemos a forma de ensino, conseguindo manter o vínculo do aluno com a escola, contribuindo para a formação,e também ajudando a evitar a propagação do vírus. Professores e alunos conseguiram se adaptar ao ensino remoto e estipularam estratégias pedagógicas que auxiliaram o ensino. A pandemia trouxe muita ansiedade e insegurança, mas também proporcionou uma reflexão sobre as várias mudanças estruturais que precisam ocorrer para garantir uma educação de qualidade acessível a todos, especialmente no aspecto de reconhecimento e valorização do papel do professor na construção da aprendizagem.
O diretor atualmente: Alexandre Fieno
Durante minha gestão, fizemos grandes avanços em parcerias com instituições municipais, estaduais e federais. Melhoramos a frota de transporte do campus e realizamos várias melhorias na infraestrutura, como a renovação do refeitório, a construção de um estúdio, e a modernização do laboratório de informática da EaD. Além disso, disponibilizamos novos espaços para os servidores, aos núcleos de estudos institucionais, e salas para centros acadêmicos. E, estamos executando o projeto de climatização das salas de aulas e setores, e a execução do Projeto EJA-EPT.
Temos diversos projetos em andamento e em fase de discussão. Entre eles, estão iniciativas sociais focadas no esporte, transporte universitário, e cinema comunitário. Também planejamos a reforma e construção de uma nova área para a biblioteca, a renovação da quadra poliesportiva, reforma do auditório e melhorias na guarita e fachada do campus. A atualização da frota de transporte, a criação dos setores COINFRA e COPESE, e o fortalecimento do NAFs e das parcerias existentes são outras prioridades.
Queremos continuar expandindo nossos projetos sociais, de ensino, pesquisa e extensão, aproximando ainda mais a comunidade externa do campus.
Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre