Momento de reflexão
Celebrações do mês da Consciência Negra são marcadas pela troca de experiências artísticas e apresentações musicais

Em comemoração à Semana da Consciência Negra, os projetos de arte e cultura do campus — Musicalidades, Cia dos Péssimos, Cine IF e Poéticas do Corpo, promoveram, coletivamente, nesta segunda-feira, 17, uma série de apresentações artísticas. Entre os objetivos: valorizar a arte e a cultura afro-brasileira.
As atividades relacionadas à Consciência Negra buscam incentivar a reflexão e reafirmar o compromisso institucional com a luta antirracista, o reconhecimento das contribuições históricas, sociais e culturais da população negra, além do cumprimento das leis que asseguram a valorização da cultura afro-brasileira nos currículos escolares. “É um momento fundamental para reforçarmos práticas de ensino que fomentem a equidade, o respeito, a cidadania e a memória”, disse o Diretor de Ensino Joelton Rezende Gomes.
Além da parte artística, houve momentos de sensibilização, diálogo e reflexão, formando uma ação integrada e educativa que está em conformidade com as diretrizes educacionais do IFSULDEMINAS. Estudantes de todas as 12 turmas dos cursos integrados, do primeiro ao terceiro período dos cursos de Edificações, Informática e Química, participaram das atividades.
De acordo com a Coordenadora do Projeto Musicalidades, professora Emanuelle Kopanyshyn, as apresentações realizadas ao longo do ano contribuem para a formação educacional e política dos estudantes. "Se ela possui esse aspecto político, isso indica que faz parte da nossa formação como cidadãos. Além de apreciarmos as apresentações, hoje é um momento para refletirmos sobre a data."
O Coordenador de Arte e Cultura, Professor Emerson José Simões da Silva, abordou a relevância de refletir sobre esse momento. "Mais do que apreciarmos as apresentações, eu convoco a todos que considerem a relevância do momento. A Lei que estabeleceu o estudo do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas foi criada para nos ajudar a entender melhor toda a riqueza cultural que os povos africanos nos legaram. E compreender significa respeitar e lutar contra todas as formas de preconceito.”
Dia da Consciência Negra
É celebrado em 20 de novembro, data escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695. A data é um feriado nacional no Brasil, estabelecido pela Lei n.º 12.519/2011, e será comemorado em todo o país pela primeira vez em 2024. O objetivo da comemoração é recuperar e valorizar a história e a resistência do povo negro contra a escravidão e o racismo.
Texto / Fotos: William Sanches
