Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Motivação profissional
Início do conteúdo da página

Motivação profissional

Publicado: Segunda, 25 de Fevereiro de 2019, 14h16 | Última atualização em Segunda, 25 de Fevereiro de 2019, 14h17

Palestra sobre capacitação profissional motiva alunos do Integrado

Palestra capaciatação profissional 5Alunos dos cursos técnicos em Administração, Edificações e Informática, modalidade integrado ao ensino médio, participaram de uma palestra que teve como tema “A importância da qualificação profissional em tempos de mudança”, ministrada pelo diretor da UNA Wilfred Sacramento Costa Júnior.

Durante todo o evento, os alunos foram motivados a buscarem seus objetivos e realizarem seus sonhos, mas cientes de que é preciso ser um bom profissional para se alcançar o topo. “Não chega ao topo o profissional mais ou menos. Esses param enquanto os bons profissionais apostam na educação, na sua capacitação para um mundo em constante transformação”, disse o palestrante.

Segundo pesquisa apresentada no evento, em entrevista realizada com empresários brasileiros apenas 36% dos entrevistados acreditam que os profissionais saem da faculdade preparados para o mundo do trabalho. Para Wilfred, numa era onde a tecnologia, a informação e o conhecimento estão disponíveis para todos é importante que os estudantes não limitem sua preparação ao que aprendem nas salas de aula. “Não permitam que a trajetória profissional de vocês e o conhecimento que as empresas vão cobrar de vocês venham apenas da escola. A escola dá o básico, mostra o caminho, dá a base do que vocês precisam, mas e o que vai além? Isso depende cada um de nós”.

Palestra capaciatação profissional 14Outro ponto apresentado na palestra foi sobre o perfil profissional. Num mundo em constante transformação as empresas buscam profissionais: treinados; pró-ativos; gostam do que fazem; sabem argumentar; éticos; com boa conduta; com capacidade de observação; que saibam sorrir; tenham comprometimento; tenham sonhos. “Quando escolhemos estar no topo, estamos falando em ser o número um e não mais um no mercado de trabalho. Ser o número um é buscar o tempo inteiro ser melhor na sua área, ser competitivo, ser especialista, melhor preparado para atender as demandas que as empresas depositarão em você”, disse.

Wilfred falou ainda da importância de se estar sempre disposto a aprender todos os dias com os próprios erros, com o mercado, com a evolução do mundo. “Pessoas que acham que não tem mais nada a aprender, que acham que sabem tudo, são pessoas fadadas à poeira. Porque quem acha que sabe tudo já não se permite mais aprender. Nosso desafio é investir cada vez mais em nossa educação, em nosso conhecimento”.

Para finalizar, o palestrante falou de sua experiência num curso em Orlando, nos Estados Unidos, na Disney. Ao entrevistar os visitantes, ele percebeu que todos os funcionários do parque são treinados para fazerem o slogan do local ‘o lugar mais feliz da terra’ realmente acontecer. “Eu sei que muitos de vocês ainda não trabalham, mas irão e precisam estar preparados. Não importa quantos clientes vocês já atendeu, você precisa atender a todos com o mesmo entusiasmo que tinha com a primeira pessoa que atendeu. É isso que faz a diferença para o cliente”.

A palestra aconteceu no dia 22, como parte das atividades da disciplina ‘Projeto Integrador’ do professor Gustavo Reis Machado.

Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

registrado em:
Fim do conteúdo da página