Mulheres Mil
Programa destinado a mulheres oferece cursos de capacitação e melhora a autoestima das alunas
Elevar a autoestima, promover o empoderamento feminino, além de fomentar a inclusão digital e o aprimoramento de habilidades para o empreendedorismo. Essas são algumas das realizações alcançadas pelas estudantes que participam dos cursos oferecidos pelo programa "Mulheres Mil", do IFSULDEMINAS.
O programa foi retomado em 2023, após sete anos de interrupção. Em três ciclos, aproximadamente 900 estudantes foram capacitadas nos cursos des de Biojóias, Cuidadora Infantil, Cuidadora de Idosos, Maquiadora, Manicure e Pedicure, Operadora de Computadores, Operadora de Caixa, Recepcionista, Gestão de Microempresa, Produtora de Licores, Costureira de Maquina Reta e Overloque, Depiladora, dentre outros.
“O diferencial do programa é que os cursos oferecem além da formação profissional, toda uma carga de formação humana, como Inclusão Digital, Cidadania e Ética, Saúde da Mulher, Linguagens e Matemática básica e Educação financeira. Além disso, as alunas recebem ajuda financeira para realizarem os cursos, material básico e de aulas práticas”, explicou Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, Coordenadora Geral do programa.
No Campus Pouso Alegre foram ofertados, em 2024, os cursos de Cuidadora Infantil, Operadora de Computador (Informática) e Recepcionista. O Coordenador-adjunto, Rodrigo Janoni Carvalho, falou da experiência de liderar o programa que proporcionou momentos de pertencimento e espaço para diálogos, além de contribuir para a formação profissional das alunas. "O programa proporciona uma experiência coletiva que evidencia a importância de ações que transcendem a formação técnica, fornecendo apoio e motivação para que as estudantes consigam superar obstáculos e atingir suas metas. Os cursos foram essenciais para promover o empoderamento feminino, o aprimoramento de habilidades práticas e a independência das participantes."
Rosemeire Aparecida Barbosa, ex-aluna do curso de Recepcionista e atualmente atuando como Auxiliar de Serviços Gerais/Preposta no Campus Pouso Alegre, relatou que optou por realizar o curso com o objetivo de aprimorar sua qualificação. “Foi uma experiência muito gratificante poder investir em meu crescimento profissional. Espero que muitas outras mulheres tenham a mesma determinação e desejo de se aprimorarem por meio de algum curso do programa”.
I Encontro Nacional do Programa Mulheres Mil
Entre os dias 28 e 30 de julho, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, participou da organização do I Encontro Nacional do Programa Mulheres Mil, sediado no Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O evento reuniu representantes de todo o país com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências, fortalecer redes de apoio e discutir práticas pedagógicas voltadas à emancipação de mulheres cisgênero, transgênero e travestis em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Com o tema “Da execução administrativa às experiências pedagógicas: caminhos para a efetivação das políticas públicas para mulheres em situação de vulnerabilidade”, o evento foi promovido pelo IFSULDEMINAS, em parceria com o IFSUL e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Esta foi a primeira edição nacional do encontro nesse formato.
Durante os três dias de evento, foram debatidos os principais desafios administrativos e pedagógicos que envolvem a implementação do Programa Mulheres Mil em todo o país. O objetivo foi construir, de forma colaborativa, propostas que garantam o aprimoramento da política pública e o fortalecimento da inclusão produtiva, emancipação e dignidade de mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.