Página inicial > Notícias > Município parceiro

Município parceiro

Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2024, 10h42 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2024, 12h16

Alunos da Educação de Jovens e Adultos de Juiz de Fora serão contemplados com cursos do projeto EJA – EPT

915d7b30 5e39 4fb3 8d2c afd37d695983Em recente visita ao município mineiro, o coordenador-geral do EJA-EPT, Alexandre Fieno, a gestora Eliane Silva Ribeiro e o coordenador de Marketing, Thiago Alves conheceram o Centro de Educação de Jovens e Adultos que receberá os cursos profissionalizantes. O local atende a cerca de 370 estudantes da EJA dos anos iniciais aos finais. A expectativa é de que o projeto atenda a 120 alunos das fases 5 e 6, neste primeiro momento, com expectativa de ampliação em 2025.

“O projeto EJA - EPT veio de encontro a uma proposta de reformulação da EJA que já estava sendo pensada para o município de Juiz de Fora, a oferta do curso profissionalizante concomitantemente com a oferta da formação geral. O IF nos ofereceu exatamente o que queríamos porém, com total suporte para implementação”, disse a supervisora da Educação de jovens e Adultos da cidade, Joseana de Miranda Rezende.

De acordo com a diretora do CEM, Fernanda Aparecida de Araujo Rosa, a784b726a ba6c 4d24 8398 eb6baa1ff94e integração da Educação profissional à EJA é uma ação fundamental nesta modalidade onde os estudantes encontram muita dificuldade de ingresso no mundo do trabalho. “Percebemos que é uma demanda, principalmente dos adolescentes, que desejam estar no mercado de trabalho, mas encontram dificuldade devido à baixa escolaridade, junto à dificuldade de acesso a cursos profissionalizantes. Acreditamos que essa integralização será um incentivo à frequência e cremos que daremos um passo muito importante na educação de jovens e adultos”.

Para Fernanda, a parceria veio em boa hora. “A expectativa é a maior possível. Percebemos que essa parceria será um divisor de águas na educação de jovens e adultos que até o momento foi considerada uma modalidade com menos importância, o que não reflete a realidade. Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade adequada merecem e precisam muito de toda a formação necessária para o ingresso no mercado de trabalho”.

4c48bbb2 cefa 4350 a5be f081ea6bb08d“Este projeto é de suma importância para a EJA, pois os estudantes serão preparados para o mercado de trabalho, podendo conquistar melhores oportunidades. Além disso, o projeto instrumentaliza o professor, a partir de oferecimento de curso de formação, bem como concede suporte aos estudantes na medida que fortalece e apoia pedagogicamente as escolas”, disse Joseana.

Para o coordenador-geral do projeto, a visita a Juiz de Fora foi valiosa e produtiva. Ele acredita que a parceria será um diferencial para abrir portas e oportunidades para aqueles que buscam se inserir no mercado de trabalho ou aprimorar suas habilidades. “Tivemos a oportunidade de conhecer nossos parceiros e a infraestrutura das escolas que vão ofertar os cursos do programa Profissional à Educação de Jovens e Adultos (EJA-EPT). Foi muito gratificante ver a empolgação e o brilho nos olhos de todos que participaram da reunião. O cuidado para que a oferta de cursos ocorra da melhor maneira possível. Estamos confiantes que teremos sucesso com nossos parceiros.

Juiz de Fora deve ser contemplado com os cursos: Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Assistente de Controle de Quantidade; Recepcionista em Serviço de Saúde; Eletricista de Instalador Predial de Baixa Tensão; Operador de Tratamento de Água e Efluentes e Pedreiro de Alvenaria Estrutural. Os cursos terão início no segundo semestre deste ano.

Projeto EJA-EPT