Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Museu do Café
Início do conteúdo da página

Museu do Café

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2024, 11h26 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2024, 11h29

Alunos do curso de Administração conhecem a história do café e a importância da cultura para o sul de Minas

 

add31857 3088 4ea0 9220 cead64b98985Durante a visita ao Museu do Café, em Santos, os estudantes puderam observar vários aspectos desde a economia, história e o processo produtivo, além de questões ligadas à inovação, a dispersão pelas regiões do Brasil, como essa cultura é importante para a região do sul de Minas, entre vários outros aspectos. “Assim os alunos conseguem contextualizar, na prática, o que eles observam na teoria na sala de aula”, explicou o professor Leonardo dos Santos Maria, que acompanhou os alunos na viagem.

Inaugurado em 1998, o Museu do Café é um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos e do estado de São Paulo e tem como objetivo a preservação e divulgação da história do café no Brasil e no mundo. Por meio de objetos, documentos e recursos audiovisuais, a instituição mostra ao público como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país estão ligados, desde meados do século XVIII até os dias de hoje.

“Aprendi muito sobre a nossa cultura, especialmente sobre o café que é superimportante para a nossa região do sul de Minas. E é impressionante como essa bebida tão deliciosa tem uma história tão rica e cheia de significado”, contou a aluna Vitória Eufrásia.

A visita ao Museu do Café foi promovida pelo programa ‘Viagem com o IFSULDEMINAS’, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. “O IF nos dá muitas oportunidades que influenciam na nossa construção cidadã e na construção humana”, disse a aluna Amanda de Oliveira Andrade que também falou sobre a sua experiência com essa visita. “Pra mim foi muito significativo visitar o Museu do Café e conhecer toda a sua história. Apesar de ser um símbolo da cultura brasileira, desde o princípio, até hoje, ele é influenciado pela cultura europeia, inclusive quando falamos do preço. Isso me ajudou a ver esse fruto de maneira mais crítica”.


O Museu

Instalado no palácio da antiga Bolsa Oficial de Café, inaugurado em 1922, o Museu do Café tem como destaque do acervo o salão do pregão – composto poraa7b823a a025 48c2 9f45 987d4ed4b97e uma mesa principal e setenta cadeiras – onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café. No mesmo espaço, o público tem a oportunidade de admirar as telas “O Porto de Santos em 1822”, “A Fundação da Vila de Santos – 1545”, “O Porto de Santos em 1922” e o vitral “A Epopeia dos Bandeirantes”, obras de Benedicto Calixto.

Além de disseminar a história do café por meio da exposição de longa duração “Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte” e mostras temporárias, o Museu do Café conta em suas instalações com o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência Luiz Marcos Suplicy Hafers, que disponibiliza publicações e documentos sobre o tema, e o Centro de Preparação de Café, que oferece cursos e oficinas para difundir o conhecimento sobre o preparo da bebida.

Mais do que o principal responsável pela preservação da história do café, o Museu do Café é também referência na comercialização do produto por meio de sua cafeteria. Inaugurada em 2000, a Cafeteria do Museu possui em seu cardápio diversas opções de bebidas que têm o café como principal ingrediente. Além disso, conta com grande variedade de grãos, produzidos em diferentes regiões do Brasil, à disposição dos visitantes para apreciar na hora ou levar para casa.

Assessoria de Comunicação
Informações: Site Museu do Café
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

registrado em:
Fim do conteúdo da página