NEABI no ar
A “Voz” da mulher negra é tema de live promovida pelo NEABI
O NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) promoveu, nessa quarta-feira, 16, uma roda de conversa com membros do Coletivo “Raiz de Baobá”. Durante o encontro, eles falaram sobre as celebrações do dia 25 de julho, que é o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, além do Dia Nacional de Tereza de Benguela. O grupo também comentou sobre o evento que vai acontecer neste domingo, dia 20 de julho, a partir das 14h, na Praça João Pinheiro, em Pouso Alegre.
O Coletivo foi representado pela psicóloga Maria Tereza de Andrade, pela jurista Pâmela Vindilino e pelo servidor público Adriano Resende. A entrevista foi conduzida pela coordenadora do NEABI, Brenda Tarcisio da Silva.
A fundadora do “Raiz de Baobá”, Maria Tereza explicou que o dia 25 de julho não é apenas uma data de celebração, é uma data em que as mulheres negras devem refletir sobre sua história, sua importância na história desse país. “O Dia Nacional de Tereza de Benguela é uma comemoração para uma das principais mulheres, um símbolo de resistência e importantíssima liderança na luta contra a escravização. Em diversos locais do país vão acontecer eventos que marcam essa data”.
Brenda destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido dentro do Campus Pouso Alegre sobre a importância da mulher negra no trabalho de construção de uma sociedade mais justa. “Aqui no IFSULDEMINAS a gente vem tentando dar pequenos passos nesse caminho, fortalecendo o NEABI e tendo ações como essa live para tornar a temática cada vez mais presente na Instituição”.
Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi criado em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas em Santo Domingo, República Dominicana, e posteriormente reconhecido pela ONU.
Segundo dados do IBGE, a população negra no Brasil corresponde a 56,7%. De acordo com a “Associação de Mujeres Afro”, na América Latina e no Caribe, 200 milhões de pessoas se identificam como afrodescendentes. Porém, tanto no Brasil quanto fora dele, essa parcela populacional também é a que mais sofre com a pobreza: três em cada quatro são pessoas negras.
Dia Nacional de Tereza de Benguela
Tereza de Benguela, líder do Quilombo do Quariterê, também conhecida como "Rainha Tereza", liderou o Quilombo do Quariterê após a morte de seu companheiro. O quilombo resistiu até ser destruído por forças governamentais em 1770. A data foi instituída pela Lei nº 12.987/2014 no Brasil, que reconheceu o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em reconhecimento à importância da luta e resistência das mulheres negras na história do país e para combater o racismo e o machismo.
Festival Raízes de Dandara
Dandara foi uma importante líder quilombola e guerreira brasileira que viveu no Quilombo dos Palmares, no século XVII. Esposa de Zumbi, Dandara se destacou pela sua atuação na resistência contra a escravidão e na organização do quilombo. Dandara é lembrada como um símbolo de luta e resistência contra a opressão.
A Praça João Pinheiro será palco de cultura, resistência e celebração! Um dia cheio de arte, música, ancestralidade e luta.
* Mais informações @raizdebaoba