Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Nome escolhido
Início do conteúdo da página

Nome escolhido

Publicado: Sexta, 12 de Março de 2021, 14h53 | Última atualização em Sexta, 12 de Março de 2021, 14h57

Novo bloco de sala de aulas do Campus receberá o nome da escritora Carolina Maria de Jesus

foto blocoPara a escolha do nome foi criado um formulário e encaminhado para todos os servidores em alunos do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. Carolina Maria de Jesus teve 47,5% dos votos. A escritora Maria Firmina dos Reis e a jornalista/professora Antonieta de Barros foram os outros nomes indicados para o nome do bloco.

Sobre a escritora:

CAROLINA MARIA DE JESUS foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é considerada uma das mais importantes escritoras do país. Nasceu em Sacramento, no interior de Minas Gerais, no dia 14 de março de 1914. Neta de escravos e filha de uma lavadeira analfabeta, Carolina cresceu em uma família com mais sete irmãos.

Aos sete anos, ingressou no colégio Alan Kardec, onde cursou a primeira e a segunda série do ensino fundamental. Apesar de pouco tempo na escola, Carolina logo desenvolveu o gosto pela leitura e pela escrita. Foi lavradora, faxineira, empregada doméstica e catadora de papel.

Em 1941, deu o primeiro passo para a realização de seu sonho como escritora quando teve um poema de sua autoria em louvor a Getúlio Vargas, e sua foto publicados no jornal Folha da Manhã. Com a publicação de vários poemas no jornal, acabou sendo apelidada de “A Poetisa Negra” .

Em 1960, depois de ter partes do diário que escreveu como moradora da favela Canindé pelo jornal Folha da Noite e pel revista O Cruzeiro, foi publicado o livro autobiográfico “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, com uma tiragem de dez mil exemplares.

Carolina recebeu homenagem da Academia Paulista de Letras e da Academia de Letras da Faculdade de Direito de São Paulo. Em 1961, a autora foi agraciada com a “Orden Caballero Del Tornillo”, na Argentina.

Nos anos seguintes, Carolina publicou:
• “Casa de Alvenaria: Diário de uma Ex-favelada” (1961)
• “Pedaços da Fome” (1963) 
• “Provérbios” (1965)

Texto: Ascom/Campus Pouso Alegre
Informações/foto da escritora:ebiografia.com

registrado em:
Fim do conteúdo da página