Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Nós fazemos ciência
Início do conteúdo da página

Nós fazemos ciência

Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 13h13 | Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 11h08

1ª Mostra Científico-cultural do campus Pouso Alegre tem apresentação de 78 projetos

Mostra Cientifico cultural 45LINK DOS CERTIFICADOS: https://drive.google.com/drive/folders/10gjcIU2BJ0E3jxtfM1NZE90_MuIHLR_8?usp=sharing

Foram apresentados 78 trabalhos, sendo 48 em pôsteres e 25 resultados de conclusão de curso de alunos de Informática Integrado, além de 05 minicursos e a apresentação teatral “Alice no país das Maravilhas”. A 1ª Mostra Científico-cultural do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre ocorreu no dia 1º de dezembro. (LISTA DOS TRABALHOS APRESENTADOS).

“Essa mostra foi idealizada para apresentar para a comunidade externa o que os nossos cursos oferecem em prol da sociedade, ou seja, conhecimento científico produzido dentro da instituição. Várias das propostas apresentadas têm aplicação direta na sociedade seja por aplicação de um produto químico, melhoria em um processo ou mesmo a metologia diferenciada de ensino. O retorno para a sociedade é enorme e mostra a capacidade do Instituto Federal de promover a formação científica dos alunos”, disse a professora Lucy Tavares, coordenadora de eventos no Campus.

Um dos projetos apresentados foi o “Robô Seguidor de linha autônomo com Arduino”, Mostra Cientifico cultural 37trabalho de conclusão de cursos dos alunos de Informática Giovanna Caroline Adorno e Luiz Mateus. “É um projeto útil para empresas maiores que precisam levar produtos de um setor para o outro. O seguidor de linha é uma boa forma de fazer isso sem que seja necessária uma pessoa para conduzi-lo. O custo é baixo e fácil de ser implantado”, explicou Giovanna.

Aluno de Engenharia Química, Eduardo Alexandre Martins apresentou seu projeto sobre emergia, um mecanismo de contabilidade ambiental usado para uantificar fluxos energéticos e otimizá-los num sistema. “No meu caso eu fiz a contabilidade ambiental da produção de cimento que é uma área que eu posso trabalhar na Engenharia Química. Estou há um ano desenvolvendo e poder mostrar para as pessoas essa metologia que é recente e carece de estudos para que os processos possam ser mais otimizados é algo recompensador”, disse.

O cinema como metologia de ensino foi tema do projeto do servidor do campus Pouso Alegre Rodrigo Janoni. “O meu trabalho é sobre o uso do cinema na educação, em especial com as humanidades. É sabido que o cinema é grande fonte de pesquisa seja como um trabalho acadêmico ou suporte pedagógico para o professor independente da área. É uma oportunidade para o aluno reforçar o aprendizado”.

Mostra Cientifico cultural 55Foi observando as dificuldades dos professores do Instituto Federal em ministrarem suas disciplinas para alunos com deficiência que surgiu a ideia do projeto das alunas de Informática Júlia Venâncio Paiva, Joana Sarmet e Ana Clara Santos, intitulado ‘Clips de Conhecimento’. “Com isso tivemos a ideia de criar uma plataforma que une documentos, artigos e imagens, para melhorar a didática dos professores para as aulas com esses alunos. Os professores se cadastram no site e usando o login e senha eles postam o material para compartilhar com outros professores. O site não é para o aluno com deficiência, mas para o professor atingir esse aluno da mesma forma que ele atinge o restante da turma”.

Na área cultural, Felipe da Costa Marinho, Tulio dos Santos e Tiago Gonçalves apresentaram o projeto “Instituto Musical Marinho”. O projeto é uma escola de música online focada em pessoas que não possuem tempo para se deslocarem até uma escola. A ideia surgiu a partir de uma necessidade do idealizador do projeto que é músico e pretende seguir carreira no ramo. “Nosso sistema tem vários cursos com diferentes instrumentos e também possui a teoria musical. O intuito principal é ensinar a música do zero e também inclui aulas avançadas de composição e improvisação”, contou Felipe.

Para os apaixonados por animais, mas sem muito tempo para levá-los aos pet shops, os alunos Letícia Luane Morais, Tales e Vinicius (Informática) criaram o ‘Tripet’, onde os tutores de animais podem comparar os preços dos serviços de todos os estabelecimentos do ramo, na cidade, e fazer agendamentos onlines, o que vai facilitar a vida deles e dos donos dos estabelecimentos. “Pretendemos ouvir a opinião das pessoas para corrigir as falhas e hospedar o site visando ajudar as pessoas que não tem muito tempo para procurar um pet shop”, explicou Letícia.

Para quem acompanha os alunos desde a chegada ao IF, ver os trabalhos de conclusão de curso é motivo de orgulho. “É muito bacana ver o resultado depois deMostra Cientifico cultural 52 um ano de trabalho, depois de muitas reuniões, ver que tudo aquilo foi canalizado em um projeto. Inclusive alguns projetos foram num nível muito profissional, que têm chances de virar produtos, projetos que acreditamos que ainda darão frutos depois do IF”, disse Luis Antônio Tavares, professor/coordenador de projetos e um dos coordenadores do evento.

Quem visitou a Mostra, ficou surpreso com os trabalhos. “Eu pude acompanhar alguns projetos e é maravilhoso ver os jovens com essa força no empreendedorismo, fazendo coisas novas e, principalmente coisas que facilitam a vida em sociedade. Esses projetos vêm preencher uma demanda de mercado muito grande. Vai abrir um leque para muitos investidores colaborarem para esses alunos colocarem em prática esses projetos”, disse o radialista Antônio Carlos de Pádua.

Sobre a Mostra, “é a oportunidade que temos de mostrar para a comunidade que temos aqui muitos trabalhos de pesquisa, de extensão, de conclusão de curso. São projetos inovadores que podem ser aplicados no dia a dia e podem ser úteis na comunidade. Recebemos aqui alguns empresários que se interessaram em conhecer os nossos projetos e, quem sabe, isso não gere futuras parcerias que vão gerar muito sucesso para todos nós”, finalizou a diretora do Campus Mariana Felicetti.

Assessoria de Comunicação

IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página