Página inicial > Notícias > Nota 5 do MEC

Nota 5 do MEC

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 12h35 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 12h57

Engenharia Civil recebe nota máxima do Ministério da Educação

Curso de Engenharia civil 13Alunos e docentes da Engenharia Civil do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre comemoraram a nota 5 obtida na avaliação do Ministério da Educação para reconhecimento do curso. A nota máxima dada pelo MEC se baseia em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

“Foram anos de muita luta, de trabalho muito sério, vestindo a camisa do IF e nos preparando para esse reconhecimento. Estar entre as melhores universidades do país com nota 5 é um ganho, não apenas para o curso de Engenharia Civil, mas para o campus, para Pouso Alegre e região.Hoje podemos disputar de igual para igual com grandes universidades já reconhecidas e consagradas no país”, comentou a coordenadora do curso, Fabiana Rezende Cotrin.

O curso de Engenharia Civil foi criado em 2013. Brenda Tarcísio da Silva é servidora e engenheira civil formada no ano passado, na primeira turma de formandos do curso. Para ela, o reconhecimento do MEC apenas confirma a qualidade do curso. “Enquanto ex-aluna eu fico feliz porque estávamos apreensivos com a nota do MEC. Como servidora eu fico mais feliz porque eu acompanhei a criação do curso e como engenheira civil formada pelo campus Pouso Alegre eu fico ainda mais feliz porque eu vejo que estou saindo de uma instituição de qualidade e entrando no mercado de trabalho com essa certeza”.

Para quem ainda está cursando Engenharia Civil, a nota serve como motivação. “É uma nota merecida. Agora é só chamar a atenção das empresas e melhorar Curso de Engenharia civil 6cada vez mais. Estar entre os dez melhores cursos do país é muito importante”. E com um diferencial, segundo a estudante Ana Luiza de Souza Barbosa (7º Período). “Aqui, não se formam apenas profissionais como em outras universidades, formam-se profissionais e cidadãos, porque o IFSULDEMINAS também trabalha esse seu lado de cidadão”.

E para aqueles que já vislumbram o mundo do trabalho pós IF, a nota veio em boa hora. “Estou me formando e sair com uma nota dessa tem muito peso na minha formação. Essa nota vai abrir muitas portas. Não tinha como ser outra nota. Nossa união fez a força”, comentou a aluna Michele do Nascimento (9º Período).

Para o corpo docente do curso, a nota é merecida. “Essa nota é muito importante para motivar nossos alunos nesse processo de um ensino de qualidade. Isso mostra que os objetivos, tanto da instituição, quanto do curso estão sendo cumpridos, e que estamos formando profissionais qualificados para atuar no mercado de trabalho graças às metologias, infraestrutura, professores e também ao envolvimento dos discentes”, disse o professor Gustavo Reis.

Sobre o Curso:
O curso de Engenharia Civil tem duração de 5 anos, com carga horária de 3.930 horas. O vestibular ocorre no final de cada ano e oferece 40 novas vagas.

Quem opta por seguir carreira na área de Engenharia Civil deve gostar de trabalhar com números, uma vez que sua atividade profissional envolve muitos cálculos.

A estrutura curricular do curso conta com disciplinas generalistas nas áreas de Física, Matemática e Química. As disciplinas específicas da prática profissional de um engenheiro civil apresentam conceitos sobre: Estática das Estruturas, Desenho Técnico, Eletricidade, Estruturas de Concreto, Madeira e Aço, Hidráulica, Mecânica dos Solos e Resistência dos Materiais.

Ao final do curso, o aluno precisa realizar um estágio supervisionado na área.

Mercado de Trabalho:
(Fonte: Guia das Profissões)

O profissional em Engenharia Civil é capaz de projetar, gerenciar e executar obras e construções. Além disso, ele atua na análise de insolação, no melhor aproveitamento da ventilação local e na definição do melhor tipo de solo para as construções.

Além de atuar no desenvolvimento de projetos estruturais e na criação de edificações, o profissional de Engenharia Civil pode trabalhar em outros setores como, por exemplo, o de inspeção, fiscalização, perícia, saneamento e transporte.

O mercado de trabalho para um engenheiro civil é bastante amplo. Isto porque este profissional é capaz de atuar em diferentes setores, como por exemplo: Construção Civil e Urbana, Rodovias e Transportes, Saneamento, Estruturas e Fundações, Solo e Geotecnia.

O engenheiro civil também encontra oportunidades de emprego em empresas privadas e órgãos públicos. Pode ainda atuar como autônomo, montar seu próprio negócio ou seguir a carreira acadêmica e ministrar aula para cursos técnicos e faculdades.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre