Novas culturas
Feira das Nações mostra culturas inglesa e espanhola dos países das Américas
No IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, o aprendizado de outras línguas vai além da sala de aula. Foi com música, comidas típicas, dança, um pouco de política e detalhes sobre a vida dos artistas que os alunos dos primeiros anos, dos cursos integrados, aprofundaram os seus conhecimentos sobre as línguas inglesa e espanhola. “Saber e aprender língua é também aprender a cultura de um país. Esse trabalho vai nesse sentido de que os alunos façam uma imersão cultural nos países que eles se propuseram a apresentar”, explicou o professor Lucas Firmino.
Enquanto se divertem e apresentam os conhecimentos aos colegas e servidores, os alunos também são avaliados. “É fundamental para que a gente possa consolidar os conhecimentos da sala se aula, tanto em Língua espanhola quanto em Língua inglesa. Quando eles conseguem fazer isso com as próprias mãos, é que a gente percebe que eles aprenderam, fazendo a conexão com o que foi aprendido dentro da sala de aula com os conhecimentos que eles podem agregar”, disse a professora Adriana Falqueto.
Para os alunos, foi mais uma oportunidade de sair dos modelos convencionais de aprendizado e vivenciar, na prática, como é a vida fora do Brasil. “Importante a gente conhecer a cultura latina, porque acabamos vendo muita coisa da cultura europeia, dos Estados Unidos, mas a latina, a gente não conhece muito. São aspectos que a gente jamais imaginaria. Países muito perto um do outro tem uma grande diversidade”, disse Vinícius Pereira de Assis, 1º EDF.
Esta foi a terceira edição da Feira das Nações que, este ano, fez parte das atividades da Semana de Ciência e Tecnologia.