Página inicial > Notícias > Novas parcerias

Novas parcerias

Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2023, 18h18 | Última atualização em Terça, 19 de Março de 2024, 17h11

Campus Pouso Alegre avança em sua fase final de implementação

reuniao gestoresEsta terça-feira (21/11) foi marcada por uma série de reuniões presenciais e virtuais realizadas pela equipe do Projeto EJA-EPTdo Campus Pouso Alegre, que está em sua fase final de planejamento e articulação da oferta.

No início da manhã, foram realizadas duas reuniões presenciais na sala de reuniões do Gabinete da Diretoria Geral do campus, com a participação dos gestores do Projeto EJA-EPT, Alexandre Fieno (Coordenação-Geral), Eliane Ribeiro (Ensino), Andreza Santos (Gestão de Pessoas) e Evandro Moreira (Comunicação) e dos Coordenadores de Equipes e áreas do projeto, Jociana Brugnerotto de Almeida (Supervisão Pedagógica), Xênia Souza Araújo (Permanência e Êxito), Henrique Fernandes Pereira (Mapeamento de Processos), Guilherme Rodrigues de Souza (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), Luciana Goulart Carvalho (Orçamento e  Financeiro), Emerson Zétula (Logística) e Thiago Alves de Souza (Marketing).

O Professor Alexandre Fieno, que coordena o projeto e também é Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre, fez a abertura dos trabalhos destacando a nova fase de implementação do projeto, com a criação de novas coordenações e remanejamento interno dos colaboradores para otimização dos trabalhos. Fieno destacou, ainda, seu otimismo nessa fase do projeto, em que o desenho das parcerias de oferta começa a ser feito junto à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, que deve ser a principal parceira, mas também junto a municípios de todas as regiões do Estado que se interessaram pela oferta de educação profissional para alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ainda na reunião, a servidora Andreza Santos, que é gestora da área de Gestão de Pessoas, fez os apontamentos de diretrizes para que coordenações de áreas realizem as conferências dos relatórios de trabalho de todos os colaboradores do projeto, de maneira a garantir efetiva execução e controle das atividades. Já o Coordenador de Mapeamento de Processos, Henrique Fernandes Pereira, apresentou o desenvolvimento de uma ferramenta eletrônica para acompanhamento de todas as tarefas e ações planejadas e desenvolvidas por todas as pessoas que trabalham no projeto.

Também no período da manhã, a equipe gestora se reuniu virtualmente com membros da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Neste encontro, foram definidas as datas de apresentação do projeto EJA-EPT para as Superintendências Regionais de Ensino já identificadas como áreas de interesse para a oferta dos cursos de Formação de Professores para EJA e de Formação Profissional para matriculados na EJA. Também foram iniciados os procedimentos de formalização da parceria entre o IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre e a SEE/MG.

Futuras parcerias

A tarde, cerca de 35 municípios, possíveis parceiros, participaram virtualmente de uma reunião de apresentação do Projeto FIC EJA. Entre osreuniao municipios municípios participantes, estavam Juiz de Fora, Itajubá, Araxá, São Sebastião do Paraíso, além de tradicionais polos da Universidade Aberta do Brasil parceiros do IFSULDEMINAS, como Campos Gerais, Santa Rita de Caldas, Monte Sião, Campo Belo, Ilicínea e Boa Esperança. No encontro, Eliane Ribeiro, que é Gestora de Ensino do Projeto EJA-EPT, apresentou todos os cursos a serem ofertados e destacou a importância de oportunizar a formação profissional para o público da Educação de Jovens e Adultos, já que são pessoas que, por motivos diversos, não conseguiram concluir seus estudos na idade regular. Nesta reunião houve o encaminhamento para que os municípios identifiquem suas demandas e também trabalhem com a possibilidade de receber alunos de municípios vizinhos para participar dos cursos.

O Projeto EJA-EPTdo IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre deve ofertar 7 mil vagas em cursos de Educação Profissional a partir do segundo semestre de 2024, em cursos EaD e Presenciais, e entre 400 e 1000 vagas em curso de Formação de Professores para atuação na Educação de Jovens e Adultos, na modalidade EaD, já a partir do primeiro semestre de 2024.

Para informações sobre o Projeto EJA-EPT, entre em contato pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Evandro Moreira Silva
Gestor de Comunicação