Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Novos Caminhos
Início do conteúdo da página

Novos Caminhos

Publicado: Segunda, 27 de Julho de 2020, 12h25 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2020, 12h32

Curso de Desenhista da Construção Civil abre novas perspectivas de trabalho para participantes


Cool Bbfdeeaefcabbf With Architecture DesignDe junho a outubro desse ano, o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre ofertará o curso Desenhista da Construção Civil, na modalidade ensino à Distância. O curso faz parte do programa Novos Caminhos do Governo Federal e visa a qualificação de profissionais para diversas áreas do mundo do trabalho.

Com o mercado da construção civil em alta no município, engenheiros, tecnólogos, arquitetos e urbanistas, necessitam do profissional Desenhista da Construção Civil para auxiliá-lo nos trabalhos no que se refere a desenho técnico, o que levou o Campus à escolha desse curso.

“Pensamos um curso dinâmico, com demandas reais do mercado e que favorece ao nosso aluno a inserção no mercado de trabalho. O curso de Desenhista da Construção Civil aborda o desenvolvimento pelas gráficas de representação técnica e a leitura de diversos projetos, entre arquitetônico, estruturais, elétricos e outros”, disse o professor Gustavo Reis, arquiteto urbanista - professor conteudista do curso.

O curso FIC de Desenhista da Construção Civil é estruturado em módulo único dividido em cinco disciplinas, totalizando 160 horas. As aulas e atividades na plataforma AVA perfazem uma carga horária de aproximadamente dez horas semanais. O curso propõem diversas atividades práticas, como levantamentos métricos, desenhos a mão e em softwares. São disponibilizados aos alunos, apostilas e vídeos sobre os conteúdos e os tutores ficam à disposição para sanar as dúvidas.

“O curso possui um programa pedagógico que vai além da qualificação profissional. Ele busca através da inclusão e da promoção do exercício da cidadania a aproximação dos estudantes com mundo do trabalho por meio de conteúdos e atividades que possibilitam o contato mais efetivo com a profissão de desenhista, práticas necessárias ao mercado atual da construção civil.”, explicou a tutora do curso, professora Luciana Ribeiro que também é arquiteta e urbanista.

Para Roberta Paulina Tertolino da Silva, arquiteta, urbanista e também professora tutora, com um mercado de trabalho que a cada momento exige mais conhecimento do profissional, o curso poderá fazer a diferença na carreira dos participantes, agregando valor na hora da contratação. “É interessante que o curso leva em conta a diversidade de alunos com conhecimentos em áreas distintas, gerando a alguns o aprimoramento e para outros, aquisição de novos conhecimentos."

Após o curso, o profissional desenhista da construção civil será capaz de representar graficamente desenhos de arquitetura e engenharia civil; analisar solicitações de desenhos; interpretar documentos de apoio (plantas, projetos, catálogos, croquis e normas); observar características técnicas de desenhos; esboçar desenhos; definir formatos e escalas, sistemas de representação e prioridades de desenhos e desenhar detalhes de projetos.

“O desenho é uma linguagem de comunicação universal e o desenho técnico, a partir de suas padronizações, visa equalizar a informação que se deseja passar. Este curso dará aos alunos o conhecimento necessário para elaboração e interpretação de informações passadas por meio de desenhos”, disse Matheus Venturi, engenheiro civil, professor tutor do curso.

Para o aluno Luiz Roberto Krauss, de Heliodora/MG, o curso certamente fará a diferença em sua área de atuação. “Escolhi porque seu conteúdo está diretamente ligado à Arquitetura e Urbanismo e para mim é como se fosse uma extensão da minha área de atuação. Outro motivo que pode ser considerado um diferencial é que o curso é oferecido por uma instituição conceituada entre as atuais instituições de ensino que existem no Estado de Minas Gerais.”

Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

Alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso:

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página