Página inicial > Notícias > O lugar onde vivo

O lugar onde vivo

Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 14h54 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 14h55

Campus Pouso Alegre está na etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa

olimpiada lingua portuguesa 2019O abandono de animais em Pouso Alegre foi o assunto escolhido pelo aluno Luiz Guilherme Ferreira Pires (3º ano do ensino médio) que concorrerá na categoria artigo de opinião. O texto intitulado “Crime Silencioso” concorreu com outros seis artigos, no campus.

A categoria documentário teve a inscrição de 20 vídeos, sendo selecionados nove para a etapa interna e, após a avaliação de uma banca, foi escolhido o vídeo “E o lixo, estúpido?”, produzido por Gabriel Macedo Rezende, Osvaldo de Castro Neto e Yago Vinícius Pereira, alunos do 1º ano do ensino médio. O documentário trata a questão do lixo produzido pelo consumo exagerado e como a falta de educação da população, ao jogar lixo na rua, afeta o lugar onde as pessoas vivem.

O artigo e o documentário concorrem, agora, na etapa municipal, onde disputarão, em suas categorias, com os selecionados em outras escolas de Pouso Alegre.

A decisão de participar da competição foi dos professores Elisângela Aparecida Lopes Fialho e Lucas Henrique Firmino. Os docentes ressaltam que “a importância de participar de um concurso como esse reside no fato de que, infelizmente, vivemos em um país onde a maior parcela de cidadãos é analfabeta ou analfabeta funcional, logo, como educadores, objetivamos que nossos alunos aprimorarem as práticas de leitura e escrita para que se tornem sujeitos mais críticos e reflexivos”.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de texto para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do ensino médio, de escolas públicas de todo o país. A 6ª edição da competição traz o tema “O lugar onde vivo”, escolhido em homenagem à escritora mineira Conceição Evaristo.

IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre