Página inicial > Notícias > O meio ambiente agradece

O meio ambiente agradece

Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2020, 15h11 | Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 15h25

Campus Pouso Alegre continua arrecadando lacres de alumínio, tampinhas de plástico, óleo usado e lixo eletrônico

As aulas presenciais no Campus Pouso Alegre estão suspensas desde março devido à pandemia da Covid-19, mas as campanhas do Plano de Logística Sustentável continuam. Estão sendo arrecadados lacres de alumínio, tampinhas de plástico, óleo usado e lixo eletrônico.

“Precisamos ter em mente que mesmo não saindo de casa, temos que fazer a nossa parte para melhorar o meio ambiente. Por menor que seja a nossa ação, quando somamos os nossos esforços, isso faz a diferença na vida de alguém ou no ambiente em que vivemos e o planeta agradece”, disse a professora Gabriela Belinato, umas das integrantes do PLS.

Projeto Lacre Amigo

Campanha LacreDesde 2018, o Campus Pouso Alegre aderiu à campanha de arrecadação de lacres de alumínio. O material arrecadado é doado ao Hospital Samuel Libânio que faz a troca por cadeiras de rodas. A primeira doação do Campus ao Hospital, ocorreu em 2019.

O Projeto Lacre Amigo é uma iniciativa da empresa Arteris e conta como parceiros para a arrecadação dos lacres de alumínio, escolas, empresas privadas, instituições, comércios, entre outros. Os postos de coleta e pontos de arrecadação estão distribuídos em cinco Estados onde a Arteris atua (SP, MG, PR, RJ e SC).

São necessárias, 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres de alumínio para a troca de uma cadeira de rodas.

Tampinha legal

Campanha tampinhas

O projeto de arrecadação de tampinhas de plástico é uma parceria com a Fadema iniciada esse ano no Campus. As tampas são separadas por cor e encaminhadas para Betim e o dinheiro arrecadado com a venda é revertido para entidades assistenciais.

O Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina. Foi lançado em 2016, na segunda edição do Congresso Brasileiro do Plástico (CBP), e propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento e incentivo da coleta de tampas de plástico

Lixo Eletrônico

campanha lixoDesde 2018, o lixo eletrônico deixado no campus é encaminhado para o Inatel que dá um destino apropriado ao material. O que é possível reutilizar, que está em bom estado é doado para escolas e entidades assistenciais; e há também o reaproveitamento de peças eletrônicas em feiras. O material em mau estado é descartado junto a empresas especializadas no segmento.

O projeto existe desde 2008 e nasceu da necessidade de fazer o descarte correto de materiais eletrônicos inutilizados e de reaproveitar os que ainda estiverem em bom estado. O descarte correto traz muitos impactos positivos para a sociedade e para o meio ambiente, impedindo que estes materiais venham a poluir o solo e lençóis freáticos, evitando males aos animais e aos seres humanos.

O campus recebe equipamento de informática e também pilhas, baterias, celulares, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, televisores e brinquedos eletrônicos.

Óleo de Cozinha

Campanha do oleoA campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado teve início no campus em 2019. O material recebido é encaminhado para o Grupo Adote Um Pet do IF que destina o mesmo para a protetora Tatiélen Poppinger. O óleo é vendido e o valor utilizado para a castração de animais, reduzindo, assim, o número de abandono de ninhadas pela cidade.

O projeto de castração por meio de óleo usado existe há dois anos. Através dele mais de 100 animais já foram castrados.

COMO FAZER A SUA DOAÇÃO

Você pode juntar os lacres de alumínio em casa, armazenando em uma garrafa pet de 2 litros. Quando ela estiver cheia você pode deixar no campus Pouso Alegre, que fica na Avenida Maria da Conceição Santos nº 900, Bairro Parque Real, no horário de 8h às 17h, em nome da professora Gabriela Belinato.

O mesmo vale para as tampinhas plásticas. Junte uma boa quantidade, se possível, separando por cor, coloque em um saco de lixo plástico de de 50 ou 100 litros e depois deixe no Campus.

O óleo usado deve ser armazenado corretamente em garrafas pet, bem fechadas para evitar vazamentos. Há contêineres, no Campus, próprios para receber o lixo eletrônico.

Vale salientar que ao levar o material para doação, este deve ter sido higienizado com álcool ou a embalagem lavada com água e sabão antes da entrega, visando a proteção do servidor ou trabalhador terceirizado que receberá o material. E não se esqueça de usar a máscara.