Página inicial > Notícias > Oficina de audiovisual

Oficina de audiovisual

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2024, 11h10 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2024, 11h15

Cineasta pouso-alegrense ministra oficina para alunos dos cursos integrados e do Cine IF

image 50431489A atividade faz parte da ementa da disciplina de Língua Portuguesa e prepara os estudantes para o 1º Festival Curta IF. Em 2023, foram produzidos curtas a partir do álbum ‘Sobrevivendo no Inferno’, do Racionais MC’s e apresentados durante a sexta edição do Festival Literário do IFSULDEMINAS. Este ano, os alunos produzirão os curtas baseados no livro de contos ‘Redemoinho em dia quente’, de Jarid Arraes.

Para a professora da disciplina, Gissele Bonafé, a oficina traz elementos e prepara os alunos para a produção dos curtas. “Falamos, na sala de aula, sobre o texto dramático, sobre a linguagem audiovisual, mas nada como ter alguém da área para tratar da temática”.

Na oficina, os alunos aprenderam técnicas para a elaboração do roteiro, direção de arte e fotografia. Para o cineasta Rafael Brandão, pensar o que motiva a construção de uma história, é o primeiro passo para um roteiro bem escrito. “Qual é o ponto de partida? O que os move a contarem aquela história específica? Tendo isso respondido para si mesmos, eles vão conseguir escrever a história com mais paixão”.

Segundo Artur Ferreira da Silva Lopes, aluno do 1º ano INF, o aprendizado veio em boa hora e vai ajudar muito na realização do trabalho. “Vai auxiliar muito, a questão de roteiro, a linha de raciocínio que será usada, parte técnica de gravação de imagens e sons, edição. É só absorver todo o conhecimento que está sendo transmitido aqui e aplicar no trabalho que vai aumentar a qualidade”.

Festival Curta IF

O 1º Festival Curta IF acontecerá em novembro e trará curtas produzidos pelos alunos dos primeiros anos cursos integrados. Serão três noites de evento, com premiação de melhor direção, melhor ator e melhor roteiro.

O Festival foi aprovado em edital e recebe fomento da Proex.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre