Página inicial > Notícias > Oficinas interativas

Oficinas interativas

Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 14h04 | Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 14h07

Alunos da Escola Virgília Pascoal aprendem química e matemática com jogos e diversão

oficina matemática 1O encontro ocorre às quintas-feiras, no laboratório de Matemática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. Participam do programa, alunos do ensino integral da Escola Estadual Virgília Pascoal, com idade entre 11 a 15 anos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O projeto “O ensino da matemática e ciências trabalhado através de oficinas” é desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID em parceria com o projeto de extensão Laboratório de Ensino de Matemática nas Escolas.

“Esse projeto ajuda os alunos porque desperta neles o interesse pela matemática. Quando eles estão fazendo uma atividade lúdica eles interagem apenas com aquilo que está sendo proposto, sem distrações”, contou a coordenadora do projeto, professora Maria Josiane.

Nas oficinas, os alunos aprendem matemática através de jogos, brincadeiras ou através de dobraduras, como ocorreu na aula do dia 22 de novembro. Fazendo origami, os estudantes aprenderam geometria. “Nesse projeto estamos ensinando a parte mais dinâmica para os alunos. Através de jogos e brincadeiras mostramos a matemática de outra forma, o que fica mais interessantes para eles. Pegamos o que eles aprendem nas salas de aula e eles praticam aqui com a gente”, contou Marcela Almeida (aluna de Licenciatura em Matemática), uma das monitoras do projeto.

Para os alunos, aprender matemática através das oficinas deixou de ser um bicho de sete cabeças. “Estou muito feliz de participar dessas aulas. Eu não gosto oficina matemática 5muito de matemática, mas essas aulas estão me ajudando muito. Não me parece mais tão ruim assim”, disse Eduardo Felipe Alves de Souza – aluno do 7º ano.

Para o estudante do 7º ano, Rafael Vitor Gomes, a temida matemática ficou até mais interessante. “Nunca tivemos isso. Está me ajudando muito porque aqui temos uma atenção a mais. As aulas são diferentes do que temos na escola e eu, que não gosto da matemática, estou achando muito melhor”.

As oficinas tiveram início no dia 15 de novembro e seguem até 13 de dezembro.

IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre