Página inicial > Notícias > Olimpíada de Empreendedorismo

Olimpíada de Empreendedorismo

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 16h29 | Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2019, 13h58

Divulgados os projetos selecionados para a próxima etapa da competição

CATEGORIA DE IMPACTO SOCIAL
Grupo Nota Geral Impacto Social Classificação
EcoBuild 9,1 8,5 1
Golden Nature 8,7 9,2 2
PolpEdu 8,3 7,6 3
100% Especial 8,3 6,3 4
Avaliups 7,8 6,3 5

CATEGORIA MERCADO
Grupo Nota Geral Problema Classificação
e-serviçoseconstrução 8,7 9,2 1
Check Point 8,6 8,3 2
Free Workers 8,6 9,1 3
Churritos 8,5 7,6 4
EcoLixo 8,4 5,6 5

O critério de desempate para fins de classificação foi a média da nota dos critérios de impacto social, para a categoria de impacto social e a média das notas dos critérios de problema e proposta de solução para a categoria de mercado.

Na segunda etapa, somente 3 grupos de cada categoria podem enviar o vídeo para concorrer ao Programa AGITA do SEBRAE. Foram classificados 5 grupos de cada categoria: caso algum grupo desista de continuar na Olimpíada, os próximos serão chamados. O vídeo deverá ser enviado ao SEBRAE até o dia 12 de julho.

Os grupos classificados devem enviar entrar em contato com a Prof. Denise Cervilha de Freitas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através do WhatsApp e manifestar interesse em continuar na Olimpíada.

A professora e o NEMPA orientarão os grupos para elaboração do vídeo e também para concorrer na etapa final.

_______________________________________________________________________________________________________________________________

Equipes apresentam ideias de negócios na etapa de seleção interna da competição

seleção olip empreendedorr 23Inovação, criatividade e muito profissionalismo. Foi o que se viu na primeira etapa da Olimpíada de Empreendedorismo de Pouso Alegre que está acontecendo nas instituições participantes da competição. No IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, as equipes compostas por até cinco alunos dos cursos técnicos integrados em Administração e Informática, técnico subsequente em Administração e Edificações, Engenharias Civil e Química e Licenticatura em Química mostraram suas ideias de negócio, social ou de mercado, a uma banca avaliadora de empresários e professores do curso.

“É muito interessante ver os jovens já pensando em como estruturar um negócio e apresentar as ideias a empresários que já atuam na área. Foi muito bacana ver esses jovens em ação”, disse Júlia Lopes, do Observatório Luneta,  jurada.

Uma das ideias apresentadas no primeiro dia de avaliação foi do grupo ‘Golden Nature’, dos estudantes Derick Allan Ribeiro de Souza, Lucas Augusto Lelis da Silva, Luis Felipe Santos de Oliveira, Vitória Sbegue dos Santos. Pensando no meio ambiente eles desenvolveram o protótipo de uma colher comestível. “Pensamos em reduzir a quantidade de plástico, um material que na natureza pode levar até 400 anos para se decompor”, disse Luiz Felipe.

O dia a dia, conciliando os estudos do ensino médio, curso técnico e vestibular foi o que seleção olip empreendedorr 32motivou a equipe de Amanda Iris Victor da Costa, Karen Eduarda da Silva e Yasmim Vitória Andrade e Silva a criar a plataforma de estudos ‘North Study’. Nela, poderiam ser criados e compartilhados mapas mentais com o foco principal nos pré-vestibulandos. “Essa plataforma seria uma forma mais rápida e prática de concentrar as informações que ele precisa adquirir nesse espaço curto de tempo de um ano. A plataforma versão web e mobile seria uma rede social gratuita voltada para os estudos, uma alternativa mais barata que cursinhos on-line”, explicou Amanda Iris.

Para quem vive se endividando, a solução seria o ‘Polpedu’, da equipe: Mariana Íris Ferreira Felipe, Sabrina de Melo Almeida, Amanda Jacinto Santos e Luiz Guilherme Ferreira Pires que falou sobre a proposta. “Nossa ideia é para solucionar um problema que todo mundo enfrenta que é o endividamento das pessoas. Nossa empresa visa a educação financeira. Com dicas de economia as pessoas possam aprender um pouco mais para levar uma vida melhor e atingir os seus objetivos.

Em dois dias de apresentação, 33 equipes apresentaram suas ideias de negócio, num total de 143 alunos. Mariana Sayad, do Observatório Luneta, estava no juri e comentou a importância da competição. “Conhecer essas ideias nos deu um ânimo. Foi muito bacana ver que há muita coisa para se trabalhar”.

seleção olimp empreendedor 2Desta primeira etapa sairão seis propostas que serão encaminhadas a uma pré banca do Sebrae. A divulgação desses grupos será no dia 01 de julho. Após esse segundo filtro, as melhores ideias receberam um treinamento do Sebrae para se fortalecerem para a etapa final, quando serão apresentadas a potenciais investidores, numa espécie de Shark Tank. “No passado, tivemos ótimas ideias que eram engavetadas assim que apresentadas e avaliadas com nota pelos professores. A indignação do NEMPA com essa situação nos fez criar a primeira olimpíada de empreendedorismo. Agora, se a ideia for boa, ela pode se tornar realidade, render lucros para os empreendedores e uma solução para a sociedade para um problema existente”, disse Igor Prado, diretor do NEMPA.

Para a vice-coordenadora e professora do Curso de Administração do IF Campus Pouso Alegre, Denise Cervilha, a competição está sendo uma grande oportunidade para os alunos vivenciarem na prática o aprendizado da sala de aula e para a própria instituição. “No passado tivemos um movimento tímido com ideias brilhantes que não foram aproveitadas. Essa oportunidade de contato com os empresários, significa mais parcerias, oportunidade para estágio, oportunidade de mercado, investidores para as ideias dos nossos alunos”.

E para o Shark Tank, no final do ano, não vai faltar a torcida da professora. “Estaremos na final e ficaremos com o primeiro lugar”.