Página inicial > Notícias > Olimpíada de Matemática

Olimpíada de Matemática

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 15h37 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 15h41

Aluno do curso de Informática conquista medalha de bronze na OBMEP

WhatsApp Image 2023 10 11 at 15.32.45O aluno Luis Henrique de Souza Cortes Moreira, do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, foi um dos medalhistas da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, em 2022. Outros nove estudantes do Campus receberam Menção Honrosa pela participação na OBMEP. A cerimônia de premiação foi promovida pela Superintendência Regional de Ensino.

Assim como tem ocorrido nos últimos anos, o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre participou da 18ª edição da OBMEP. “Esse ano, para prepará-los para a segunda fase da OBMEP, participamos de várias outras competições olímpicas e todos os alunos que participaram são alunos que se classificaram para a segunda fase”, disse o professor de Matemática, Fábio Abreu.

O Campus Pouso Alegre teve 19 alunos classificados para a segunda fase. Pedro Henrique Balbino, do 3º ano de Informática, foi um deles. “Estou empenhado, busquei outras provas, aprendi outros assuntos, estou confiante em uma medalha”.

Medalhista em edições anteriores, a aluna Beatriz Inês, do 2º ano de Informática, também está confiante. “Espero ganhar mais uma medalha para o meu histórico e para a escola”.

18ª OBMEP - Edição 2023

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a primeira fase da 18ª OBMEP, realizada em 30 de maio, teve mais de 18 milhões de alunos inscritos de todas as regiões do país. A iniciativa alcançou, nesta edição, 99,87% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas.

A novidade desta edição ficou por conta do aumento no número de medalhas nacionais, 8.450. Desse total, são 650 ouro, 1950 prata e 5.850 bronze, além de 50 mil menções honrosas. A OBMEP vai distribuir também outras 20,5 mil medalhas regionais.

A prova da segunda fase da OBMEP ocorreu no dia 07 de outubro e a divulgação dos premiados será em 20 de dezembro deste ano.

A competição científica é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que propicia, por meio de encontros presenciais ou virtuais, contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o conhecimento científico e preparando o aluno para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Os alunos de escolas públicas, além das aulas, recebem uma bolsa de incentivo para participarem do programa.

Texto: Ascom/Campus Pouso Alegre
Com informações do Portal OBMEP