Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Oportunidade de recomeçar
Início do conteúdo da página

Oportunidade de recomeçar

Publicado: Quarta, 23 de Abril de 2025, 12h41 | Última atualização em Quarta, 23 de Abril de 2025, 12h48

Projeto da Senappen em parceria com o IFSULDEMINAS -  Campus Pouso Alegre vai profissionalizar assistidos pela APAC

 

apac alunosAtravés do projeto Alvorada, 30 alunos, em regime de ressocialização na APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) participarão do curso de ‘Mecânico de Refrigeração e Climatização. Serão 8 meses de estudos, com aulas teóricas e três meses de aulas práticas e estágio, totalizando 720 horas/aulas. Cada aluno receberá uma bolsa de R$ 1.000,00 nos primeiros cinco meses do curso e R$ 1.500,00 nos últimos meses, condicionada a frequência às aulas. O projeto é uma com a SENAPPEN - Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O momento de acolhida dos estudantes aconteceu nesta terça-feira, 22, no Campus Pouso Alegre. Eles receberam as boas-vindas da comunidade do Instituto Federal, seguidas de uma palestra e finalizando com uma tour pelas dependências do campus e um café.

A Diretora de Extensão do IFSULDEMINAS, Michele da Silva Marques falou da expectativa para essa nova fase do projeto. “A sociedade é muito dura com quem é oriundo do sistema prisional. Eu tenho grande esperança de ver em dezembro, todos que estão aqui hoje, recebendo seu diploma de conclusão de curso. Mais que um diploma vocês estão tendo a chance de um recomeço”.

O Diretor-geral do Campus Pouso Alegre, professor Alexandre Fieno pediu que os alunos se sintissem abraçados pelo IF e que usufruam de toda estrutura daApac alexandre escola. “O mercado de trabalho está necessitando de bons profissionais e técnicos capacitados sempre vão ter uma vaga. A educação sempre foi o melhor caminho para a solução dos problemas”.

A Encarregada Administrativa da APAC - feminina - Joyce Seabra de Vasconcelos se emocionou ao dizer que alguns retornam ao crime após deixarem o sistema prisional devido à falta de oportunidades na sociedade. “O conhecimento é a chave que pode transformar e salvar a vida de cada um que queira mudar”


Palestra

apac palestraCom uma trajetória marcada pela dedicação, sensibilidade e compromisso com a transformação social, a Assistente Social da APAC, Andréia Cristina Barbosa Andrea abordou, em sua palestra, o tema “Buscando um novo recomeço por meio do conhecimento”.

Ela destacou aos alunos que eles estão vivenciando o momento de plantio, cuja colheita acontecerá após os oito meses de curso. “Eu posso resumir esse dia de hoje como um dos grandes exemplos de acolhimento. Desejo que todos vocês sintam isso que eu estou sentindo aqui hoje. Vocês fazem parte da primeira turma de formandos de ex recuperandos e egressos da APAC. Todos nós podemos cometer algum erro. Mas cabe a nós persistir ou mudar de atitude e consequentemente de vida”.

Depoimentos

Para o estudante J., tudo que foi visto na aula magna foi de grande valia e incentivo. “Eu nunca tive a oportunidade de entrar numa escola tão grande. Faz um mês que deixei o sistema da APAC e me sinto mais confiante ainda em seguir nesse caminho longe dos erros que cometi”.

O estudante A. confessa que ficou encantado com tudo que viu e ouviu. “Vejo esse aprendizado como uma grande chance de melhorar minha condição de vida. Tenho sonho e planos que ainda vou realizar. Vou me dedicar ao máximo nesse curso”.

Para V., aquele que vem do sistema prisional não tem muitas chances, por “isso quando surge algo como esse curso profissionalizante, temos que agarrar com unhas e dentes”.

Encarregado Administrativo da APAC masculina, Ronaldo Coutinho resumiu o significado do momento para os alunos. “A nossa sociedade padece por falta de acesso ao conhecimento e um curso profissionalizante como esse pode ser o início da redenção de todos aqueles que participarem”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página