Página inicial > Notícias > Orgulho em ser IF

Orgulho em ser IF

Publicado: Quinta, 07 de Janeiro de 2021, 13h49 | Última atualização em Quarta, 13 de Janeiro de 2021, 10h58

Aluna do Campus Pouso Alegre é aprovada para universidade na Coreia do Sul

b47adad9 468b 473d 9c9a 37799b5fab6eAnna Claudia de Paula, concluinte do curso Técnico em Administração pelo IFSULDEMINAS, conseguiu uma bolsa de 80% para o curso de Administração de Empresas na Solbridge, na Coreia do Sul. Foi uma dos nove estudantes brasileiros selecionados pela Universidade. “Quando recebi o e-mail que fui selecionada, a primeira coisa que eu fiz foi ligar para a minha mãe, mal conseguia falar de tanto que eu chorava de alegria por essa oportunidade”, contou.

Mas para chegar lá, o caminho não foi fácil e demandou muita dedicação da Anna. No critério de seleção, todas as informações foram passadas em inglês. Ela teve que detalhar tudo o que já havia feito até aquele momento. “Antes do Ensino Médio já tinha uma certa experiência com empreendedorismo, importando e revendendo maquiagem da Ásia para ganhar um dinheiro a mais, isso aos 13 anos, já que não podia trabalhar”.

Em seu curriculum somam-se oito certificados de cursos on-line, um deles, o de Mercados Financeiros da Yale University, pelo Coursera. E, segundo a jovem, as experiências que ela teve no curso técnico do IF, foram muito importantes para que ela alcançasse seu objetivo. Como ela mesma disse, procurou não desperdiçar nenhuma oportunidade. A lista de atividades extracurriculares incluiu: estágio interno na comissão de qualidade de vida e saúde do IF; projeto IF Empreendedor (que serviu como uma mentoria e coaching a uma empresa); Techstars Startup Weekend no IF de Machado (que consistia em criar um modelo de start-up em 48 horas); estágio externo em Comércio Exterior e Logística Internacional; monitoria de contabilidade; elaboração de um negócio inovador (que teve como resultado a MEXJ e atualmente o Pandelearning, ambos em grupo).

Aluna de escola pública a vida toda, Anna não vê a hora de embarcar para sua nova jornada mas não sem antes comentar sobre a importância dos professores do Campus Pouso Alegre nessa conquista. “Muitos professores estão dispostos a ajudar e não apenas com os conteúdos das aulas. O IF me ajudou a abrir muitas portas na minha vida e não me arrependo em nenhum momento das escolhas que fiz”.

Para custear os 20% restantes do valor do curso e as despesas com o dormitório, alimentação e outros gastos extras, a estudante fez um planejamento financeiro e pretende pagar essas contas dando aulas de inglês em um “exchange language cafe” e fazendo “estágios remunerados dentro da SolBridge ou part time jobs de fora”.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre