Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ouro na OBMEP
Início do conteúdo da página

Ouro na OBMEP

Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 12h06 | Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 13h48

Aluno do curso de Administração está entre os medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Joao Vitor aluno ouro 2O estudante João Vitor Vieira de Castro, do 1º ano do curso de Administração integrado do IFSULDEMINAS – campus Pouso Alegre ficou com o 38º lugar entre os 500 alunos que conquistaram a medalha de ouro na OBMEP 2018. Foram 18 milhões de inscritos de 51.373 instituições de ensino de todo o país. O resultado foi divulgado no dia 21 de novembro. 

Além das obrigações da escola, João conta que reservou uma hora por dia somente para os estudos da Olimpíada. “Eu vejo que o esforço valeu a pena não pela premiação. O que importa é que a olimpíada mudou o meu jeito de ver as coisas. Eu me sinto mais esforçado, mais dedicado por causa da experiência que ela me trouxe”.

Para João, participar da OBMEP foi interessante pois mostrou a ele uma matemática diferente da que é aprendida na sala de aula. “Ela propõe novos conhecimentos para você se especializar. Quando você faz a olimpíada percebe que  encontra a matemática em todo o lugar e ela proporciona a vontade de estudar. E essa vontade de estudar foi também em outras disciplinas”.

Entre os colegas de sala, muito orgulho pelo resultado. “O João é aquele aluno que está sempre disposto a ajudar. Ficamos muito felizes por ele”, disse  Ana Carolina Rodrigues Ribeiro. “É uma pessoa incrível. Na sala de aula ele sempre ajuda quando estamos em dúvida em alguma matéria”, contou a colega  Thainá de Castro Santos. “Não é bom apenas em matemática, ele é bom em tudo. E ele é uma pessoa sensacional. Tudo o que a gente precisa, ele sempre se dispõe a ajudar. Ficamos muito felizes. Ele merece muito’, disse  Kamilly Hellen Crispim de Oliveira.

Alunos OBMEPParticipar da Olimpíada motivou ainda mais o estudante em seus planos. Nada muito complicado para quem já está acostumado a transmitir os conhecimentos para os colegas de sala. “Eu planejo trabalhar com a matemática no futuro. Planejo me especializar mais e ser um professor e poder dar aula porque eu me sinto bem fazendo isso”, explicou João.

Ainda faltam dois anos de estudos para João Vitor concluir o ensino médio. Enquanto ele não inicia sua jornada rumo à docência, recebe os elogios de quem o acompanha na escola. “O aluno João Vitor é dedicado nas aulas de Matemática, educado e sempre atencioso. Participa ativamente das aulas, anotando os itens teóricos e realizando todos os exercícios propostos. Sempre procura questionar sobre os conteúdos que estão sendo explanados inclusive levantando hipóteses novas sobre os conhecimentos expostos. Auxilia prontamente os colegas quando é solicitado. Por estes detalhes se mostra um aluno de ouro”, parabenizou o professor de matemática, Paulo Cesar Xavier Duarte.

Também participaram da OBMEP e receberão menção honrosa, os alunos do campus: Airton Gabriel de Carvalho, Alisson Figueiredo Ferraz, Camila Fernanda de Abreu, Daniel Augusto Teixeira Venâncio, Elison Rodrigo Sousa Lima Júnior, Flaviane Brunhara de Almeida, Giovana Caroline Adorno, Henrique da Fonseca Simões, Jéferson Pereira de Andrade, Luís Felipe Santos de Oliveira e Silvia Jamily Aparecida Costa.

Sobre a competição

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada com o principal objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas d41e328d f543 4269 a083 995a6c1020c7públicas brasileiras, e com isso, somar novos talentos para o Brasil.

Ela é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Governo Federal.

A OBMEP, atualmente, atinge alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todas as regiões do Brasil. A olimpíada é dividida entre Nível 1 (6º e 7º anos do EF), Nível 2 (8º e 9º anos do EF) e Nível 3 (Ensino Médio).

Este ano, a A OBMEP manteve o número de medalhas a alunos de escolas públicas das edições anteriores: 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.506 de bronze – em decorrência de empate – e 38,6 mil menções honrosas. Os alunos de escolas particulares receberão 76 medalhas de ouro, 227 de prata, 682 de bronze e 5,7 mil menções honrosas.

As cerimônias de premiação da OBMEP 2018 ocorrerão durante 2019, em data a ser definida.

Assessoria de Comunicação

IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre

registrado em:
Fim do conteúdo da página