Página inicial > Notícias > PAPMEM 2018

PAPMEM 2018

Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 14h12 | Última atualização em Segunda, 09 de Julho de 2018, 14h13

Campus Pouso Alegre oferece Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio

Papmem 2018 6Pelo segundo ano, o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre promoveu o Papmem, um programa de aperfeiçoamento para professores de matemática do ensino médio oferecido gratuitamente pelo IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, a docentes de todo o país.

“As aulas apresentadas no curso trazem atividades diferenciadas. O mais interessante é que são trazidas ideias que fazem os alunos questionar e isso faz com que eles comecem a compreender o processo matemático através de alguma atividade que sai fora do contexto deles”, disse a professora de matemática do campus, Maria Josiane Ferreira Gomes, que identificou algumas atividades para serem utilizadas em suas aulas.

O programa tem duração de uma semana, em período integral. As aulas expositivas são ministradas pela manhã e transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). No período da tarde são realizados estudos dirigidos supervisionados por professores de cada polo.

“Tenho percebido formas de ensinar diferentes das que eu já ensinei, do eu aprendi, de uma maneira muito mais fácil e abrangente. Quando você enxerga formas de aplicação da matemática, o aprendizado é maior”, contou Lucas Bertolaccini, professor no Município de Careaçu.

Além de professores, as aulas também foram acompanhadas por estudantes de Licenciatura em Matemática do Campus Pouso Alegre. “É uma experiência muito válida porque além das aulas com professores renomados do IMPA, as discussões e os exercícios em grupo são muito importantes. Descobrimos que não há apenas uma forma de se resolver um problema e isso tem sido muito importante pois acrescenta muito pra mim como futura professora”, disse Sofia Batista Souza, aluna do 3º período.

A ideia de promover o curso em Pouso Alegre surgiu a partir de experiências de alguns estudantes que viajavam até Belo Horizonte para terem acesso às aulas.Papmem 2018 4 Márcia Scodeller, aluna de Licenciatura em Matemática, participou do curso pelo segundo ano, chance que ela teve somente porque o IFSULDEMINAS passou a ofertar o curso. “É uma experiência que agrega muito para nós, enquanto alunos. O curso abre um leque de abordagens sobre um mesmo assunto. Estamos tendo a oportunidade de dar a nossa opinião, expor as nossas dúvidas e esta abertura é muito válida”.

Esta é a 33ª edição, do Papmem. Deste programa resultou uma série de livros especialmente destinados ao professor de Ensino Médio, publicados pela Sociedade Brasileira de Matemática.

Coordenador da Pós graduação em Educação Matemática do campus Pouso Alegre, William José da Cruz falou da importância de se ofertar o programa na cidade.“Estamos mostrando caminhos diversos para formação, tanto inicial quanto continuada, em relação à matemática. O nosso compromisso vai além da apresentação de fórmulas e teoremas. Estamos construindo uma formação diferenciada aqui em Pouso Alegre”.

Ascom Campus Pouso Alegre

26/01/2018