Parceria
Receita Federal doa 16 toneladas de fumo ao IFSULDEMINAS para transformação em adubo
Tabaco será transformado em adubo por meio do processo de compostagem e distribuido para áreas de cultivo da Escola Fazenda do próprio instituto
A Receita Federal, em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), realiza nos dias 17 e 19 de novembro a transformação de 16 toneladas de tabaco em adubo. O material foi apreendido em operações de fiscalização da Receita Federal e seria utilizado na fabricação clandestina de cigarros. Uma das formas de destruição de mercadorias previstas na legislação é a descaracterização. Nesse caso, o tabaco está sendo transportado para o campus Muzambinho do IFSULDEMINAS, onde será transformado em adubo por meio do processo de compostagem. A carga deve chegar ao campus por volta das 10h da manhã desta terça. A descaracterização do produto ocorre com a mistura do tabaco aos demais componentes necessários à confecção do adubo e deve ser atestada por uma comissão de servidores da Receita Federal, especialmente designada para acompanhar o processo.
Após o período necessário para estabilização do composto orgânico, que pode durar de 90 a 120 dias, o IFSULDEMINAS realizará a distribuição desse material nas áreas de cultivo da Escola Fazenda do próprio instituto.