Página inicial > Notícias > Parceria de sucesso

Parceria de sucesso

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2024, 11h48 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 11h50

Projeto EJA-EPT avança com a parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e Campus Pouso Alegre

Se no início das atividades de projeto ‘Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica’, em julho de 2023, os desafios eram muitos, ante a sua magnitude e complexidade, a parceria com a Secretaria de Estado da Educação veio para elucidar dúvidas e amparar a sua execução.

“De início foi necessário uma compreensão das diretrizes, da legislação e só depois foram iniciados os contatos para a formalização das parcerias junto ao Estado. Desde setembro do ano passado são realizadas reuniões semanais com membros da Secretaria de Estado da Educação com o objetivo de viabilizar e ampliar essa parceria para a captação de alunos da EJA”, disse a gestora do projeto, Eliane Silva Ribeiro.

Para o diretor-geral do Campus Pouso Alegre e do projeto, Alexandre Fieno da Silva, a parceria foi fundamental para o sucesso do programa. “A SEE desempenha um papel crucial com sua expertise e suporte pedagógico, garantindo que o projeto alcance seus objetivos. É uma colaboração que tem permitido uma troca rica de experiências e de conhecimentos, e contribuindo muito para a melhoria da oferta dos cursos, convergindo às necessidades específicas dos alunos da EJA”.

Através da parceria, cerca de 50 escolas da rede pública estadual ofertarão os cursos profissionalizantes do EJA-EPT. Elas fazem parte das jurisdições das Superintendências Regionais de Ensino de Barbacena, Campo Belo, Caxambu, Itajubá, Juiz de Fora, Manhuaçu, Passos, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso e Varginha.

Para a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado da Educação, Denise Jacqueline Silva de Oliveira, o projeto será um diferencial não somente para os estudantes, mas para comunidade local e para a sociedade brasileira. “A Educação de Jovens e Adultos - EJA objetiva proporcionar o acesso à educação e à capacitação de indivíduos que, por diversos motivos, não concluíram a Educação Básica na idade certa. O desenvolvimento de parcerias fomenta para a melhoria da educação, visando o pleno desenvolvimento do educando com preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho e o empreendedorismo tem uma grande possibilidade de reduzir a desistência dos estudantes da EJA”.

Para a gestora do projeto, a oferta de uma formação profissional para quem não teve a oportunidade de concluir a educação básica, pelos mais diversos motivos, vem para dar uma nova perspectiva de vida a estas pessoas. “Essa graduação vai, com certeza ajudar numa mudança de pensamento e melhora da autoestima, com a possibilidade de ganho profissional e financeiro”.

Projeto EJA-EPT