Página inicial > Notícias > Pessoas X Animais

Pessoas X Animais

Publicado: Segunda, 13 de Setembro de 2021, 15h29 | Última atualização em Segunda, 13 de Setembro de 2021, 15h30

Os benefícios da relação entre as pessoas e os animais é tema de live promovida pelo projeto IF Pet Terapia

live pet terapiaA roda de conversa contou com a participação da Enfermeira e Coordenadora do Projeto de Extensão "IF Pet Terapia" do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, Suzan Evelin Silva; da professora e coordenadora de projeto voltados para os animais do Campus Poços de Caldas, Melina Mara de Souza e da psicóloga e Fundadora e Responsável técnica da ONG Patas Therapeutas Silvana Fedeli Prado. Além do tema da live, as participantes ainda falaram sobre posse responsável de animais, abandono e as expectativas para a continuação dos projetos.

No IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre, a presença de animais abandonados no entorno e que acabavam por chegar na instituição levou alguns servidores a criarem o Projeto de Extensão “Adote um Pet do IF”. Através dele, cerca de 80 animais que apareceram na escola, incluindo animais silvestres machucados, receberam cuidados veterinários e a maioria foi castrada e doada. Com a implantação, do programa “Aprendendo com as Diferenças’, pela reitoria do IFSULDEMINAS, os servidores do campus decidiram ir além e criaram um segundo projeto voltado a pessoas com necessidades especiais e utilizando animais comunitários do campus, o “IF Pet Terapia”. Uma das cachorras comunitárias da escola, a Mel, foi adestrada e hoje é co-terapeuta no projeto que atende pessoas assistidas pela APAE de Ipuiuna. Um segundo cão comunitário do campus, o Nino, também está recebendo treinamento para integrar o projeto.
“Apesar de termos realizado poucas atividades em 2020 por causa da pandemia, foi possível perceber quantos benefícios esse contato com a Mel trouxe para os assistidos e para as pessoas que participaram das atividades”, explicou Suzan.

Seguindo o exemplo de Pouso Alegre, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, desenvolve hoje dois projetos voltados aos animais: ‘O Ensino de Cidadania através de cães comunitários em escolas’ e ‘A promoção de AAA para alunos com necessidades especiais através dos cães comunitários’. “Nossa ideia é fazer um levantamento nas escolas de Poços para saber quais possuem cães comunitários e, a partir daí, ir nessas escolas para dar orientações sobre manejo de animais, adoção responsável e dar visibilidade ao tema e mostrar a importância da permanência dos animais nos espaços e não tirá-los. Precisamos pensar e cobrar políticas públicas nos nossos municípios. É nossa responsabilidade, de toda a comunidade, o cuidado com esses animais abandonados”, contou Melina.

No chat da live, os participantes se manifestaram. Cristina Akiko Arakahi Rodrigues disse que“​infelizmente ainda existem muitas pessoas que não tem a sensibilidade para ter esse tipo de olhar, simplesmente dizem são só animais...mudou muito, mas existe um caminho longo pela frente”

Carla Juliane, da Apae de Ipuiuna, agradeceu a essa ação do IF. "Belíssimo projeto Cão Terapia. Nossos usuários ficam muito felizes com as visitas da Mel.”
Luciana Goulart, servidora do campus e atual tutora da cadela Mel contou que o “irmão é autista e apaixonado pelos doguinhos. Desde muito cedo teve convívio com cachorro (o Kiko) e nos momentos de crise, o ajudava a acalmar”.

Fundadora da ONG/OCIP Patas Therapeutas, em 2012, Silvana Fedeli Prado falou das Intervenções Assistidas por Animais que tem crescido no país, sobre o perfil dos animais que podem ser co-terapeutas e dos benefícios do relacionamento entre pessoas e animais que são cientificamente comprovados. “Aumento da afetividade, da autoestima, da comunicação, socialização, memória, vontade de fazer exercícios, a vontade de você ter contato com o externo, e isso é muito importante. Diminui a pressão arterial, batimentos cardíacos, aumenta a saturação do oxigênio, diminuiu medicações analgésicas e psicotrópicas. Isso tudo, recebemos quando temos o nosso bichinho dentro de casa. Podemos levar todos esses benefícios para lugares onde as pessoas não podem ter por um tempo ou permanentemente. Entre outros inúmeros benefícios estão a diminuição do cortisol, o hormônio do stress. Quem ganha é a pessoa que tem o contato, nós que temos os animais e os animais. É uma terapia para todos”.

Se você não assistiu a essa live ou quer revê-la, acesse: https://youtu.be/m3JPYi04LoA

IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre