Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pet Terapia
Início do conteúdo da página

Pet Terapia

Publicado: Quarta, 22 de Março de 2023, 10h41 | Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2023, 11h07

Projeto com cães terapeutas retoma atividades presenciais com alunos da Apae

 

pet terapia 2022 e 2023 57Alunos da Apae de Ipuiuna estiveram no Campus para mais um encontro com o Nino e a Mel, cães terapeutas do projeto de extensão ‘IF Pet Terapia’, que também integra o programa ‘Aprendendo com as diferenças’, do IFSULDEMINAS. Foi o terceiro encontro presencial, após dois anos de pandemia.

“O encontro presencial nesse tipo de atividade é essencial. É quando percebemos, em tempo real, os benefícios da interação dos assistidos com os cães, nas atividades desenvolvidas. O Nino fica superanimado nos dias de atividades. Quando retorna pra casa, relaxa, como se tivesse cumprido a missão do dia”, contou Sarita Luiza de Oliveira, integrante do projeto e tutora do Nino.

O IF Pet Terapia iniciou as atividades em fevereiro de 2020. O projeto foi idealizado para atender ao programa do IFSULDEMINAS “Aprendendo com as diferenças”, que oferece atividades cognitivas e de convivência para os usuários das Apaes do sul de Minas. No primeiro ano de atividades, o projeto adestrou a cadela Mel, que havia sido abandonada e vivia no campus sob os cuidados de outro projeto de extensão, o ‘Adote um pet do IF’.

“Esperamos que os participantes do projeto tenham melhorias em sua saúde física e mental, na socialização, auto-estima, etc. Além disso, também é esperado que o projeto desperte nos alunos assistidos, profissionais da APAE e membros da equipe executora uma conscientização em relação ao bem-estar e saúde do animal co-terepauta, contribuindo para o cumprimento da política de gestão e sustentabilidade ambiental e missão do IFSULDEMINAS e indo ao encontro dos princípios da extensão profissional, científica e tecnológica”, disse Suzan Evelin, coordenadora do projeto.

Na pandemia, as atividades foram enviadas aos integrantes do projeto que gravavam vídeos mostrando o desenvolvimento das mesmas e, para matar a saudade, a Mel e sua tutora, Luciana Goulart, que também integra o Pet Terapia, fizeram algumas visitas aos assistidos, tomando todas as medidas de saúde necessárias naquele momento. Em 2021, o projeto inciou o adestramento de um segundo cão terapeuta, o Nino, também abandonado, que vivia no campus.

As atividades presenciais do Pet Terapia retornaram em 2022 com dois encontros. O terceiro encontro, pós-pandemia, ocorreu nesta terça-feira, 21, com apet terapia 2022 e 2023 42 temática ‘Circo’ em comemoração ao dia do circo, celebrado em 27 de março. Os participantes se equilibraram em um uma ponte de madeira, com o apoio dos integrantes do projeto, treinaram a pontaria ao acertar a boca do palhaço e aguçaram a memória na montagem de quebra-cabeças. Para encerrar o encontro, um passeio pelo campus e um lanche, sempre com a companhia do Nino e da Mel.

Para Regina Maris Muniz, diretora da Apae de Ipuiuna, a proposta da cão terapia para as pessoas com deficiência das Apaes, veio ao encontro das necessidades dos usuários da associação.. “Sempre procuramos fazer o diferente e essa parceria foi de grande valia porque ela traz para a pessoa com deficiência a melhoria na saúde, na qualidade de vida. São atividades que promovem o desenvolvimento das capacidades delas e também contribui para a melhoria da parte emocional, educacional, comportamental, motora e psicológica”.

Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página