Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Plástico Zero
Início do conteúdo da página

Plástico Zero

Publicado: Terça, 09 de Outubro de 2018, 16h51 | Última atualização em Terça, 09 de Outubro de 2018, 16h52

Alunos dos cursos integrados participam de projeto multidisciplinar de preservação do meio ambiente

Palestra sustentabilidade 60A primeira etapa do projeto consistiu na realização de palestras com o tema “Poluição por Plástico”. As palestras aconteceram nos dias 3 e 5 de outubro , no auditório do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, para todas as turmas dos cursos integrados de Administração, Edificações e Informática. O projeto é multidisciplinar envolvendo as áreas de física, química, biologia e geografia.

De acordo com a professora de física Gabriela Belinato, a ideia do projeto surgiu no ano passado durante uma conversa informal entre ela e a engenheira química Polina Vasilenko, em um intercâmbio no Instituto Técnico de Lisboa, em Portugal (https://tecnico.ulisboa.pt/pt/). Polina é russa, formada em engenharia química e mestre em energias renováveis e energia oceânica. Recentemente ela fundou uma empresa (start up) na França chamada HelioRec (https://heliorec.com/) e a partir daí vem promovendo ações ambientais em todo o mundo.

“Essa conversa evoluiu para uma parceria entre a HelioRec e o IFSULDEMINAS e o primeiro passo foi esse ciclo de palestras para conscientização dos alunos quanto ao uso exagerado e descarte indevido de materiais plásticos”, explicou a professora Gabriela, coordenadora do projeto no Campus.

Dando prosseguimento ao projeto, os alunos foram convidados a participar de um experimento chamado “Semana do plástico zero”. O objetivo é realizar comparações entre o consumo de plástico dos alunos do integrado durante duas semanas. Na primeira, intitulada “Semana Normal”, os alunos trazem o lixo plástico consumido por eles em uma semana sem mudar seus hábitos. E na seguinte, a “Semana do Plástico Zero”, o desafio é diminuir ao máximo o consumo de lixo plástico com ações simples como usar sacolas e copos retornáveis, dispensar canudinhos entre outros. Ao final dessas duas semanas todo lixo plástico recolhido será encaminhado para uma cooperativa de reciclagem.

Colaboram com o projeto, os professores Luis Frederico Motta (química), Lucy M. C. T. Nascimento (biologia) e Vlander Verdade Signoretti (geografia). A expectativa da coordenadora do projeto é de o envolvimento dos alunos os levem a ser mais conscientes quanto ao uso de plástico no dia a dia, evitando gerar lixo desnecessário. “Vamos fazer desse mundo um lugar melhor, juntos”!

Texto: Profª Gabriela Belinato
Revisão: Ascom/Campus Pouso Alegre
08/10/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página