Página inicial > Notícias > Premiados na OBMEP

Premiados na OBMEP

Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2019, 14h42 | Última atualização em Terça, 10 de Dezembro de 2019, 14h53

Campus Pouso Alegre tem recorde de alunos premiados na OBMEP 2019

capa obmep

Este ano, o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre concorreu à segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com 16 alunos, sendo 14 premiados. Também são do Campus Pouso Alegre, as únicas medalhas de ouro e prata obtidas pelo Instituto Federal do Sul de Minas: ouro para João Vitor Vieira de Castro (2º ADM Integrado) e prata para Daniel Augusto Teixeira Venâncio (3º INF Integrado).

Este ano, a competição teve mais de 18 milhões de inscritos, de 54,8 mil escolas do ensino básico do país. São 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 de bronze e 51,9 mil menções honrosas.

João Vitor ficou em 5º lugar em Minas Gerais e 12º no Brasil. É a quinta medalha de ouro consecutiva,  sendo duas conquistadas como aluno do IFSULDEMINAS.

Para João, participar da OBMEP foi interessante pois mostrou a ele uma matemática diferente da que é aprendida na sala de aula. “Ela propõe novos conhecimentos para você se especializar. Quando você faz a olimpíada percebe que encontra a matemática em todo o lugar e ela proporciona a vontade de estudar. E essa vontade de estudar foi também em outras disciplinas”.

Daniel Venâncio ficou em 35º lugar em Minas Gerais e 257º no Brasil. Ele conta que estudou muito para voltar a ser medalhista da competição. “Eu já havia ganhado outras medalhas, mas há dois anos não conquistava uma, apenas menção. Estava esperando a medalha dessa vez”.

Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do PIC Jr. (Programa de Iniciação Científica), do Impa (Instituto de Matemática Pura Aplicada), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes. “Nesse curso, você consegue perceber o quão mágica é a matemática, o quanto ela está no nosso dia a dia, o quanto ela é necessária para que tudo funcione”, comentou Daniel.

Alunos do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre premiados na OBMEP 2019

Três Corações: 7 menções honrosas e 1 bronze
Passos: 11 menções honrosas e 1 bronze

Sobre a competição

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada com o principal objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas brasileiras, e com isso, somar novos talentos para o Brasil.

Ela é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Governo Federal.

A OBMEP, atualmente, atinge alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todas as regiões do Brasil. A olimpíada é dividida entre Nível 1 (6º e 7º anos do EF), Nível 2 (8º e 9º anos do EF) e Nível 3 (Ensino Médio).

As cerimônias de premiação da OBMEP 2019 ocorrerão durante 2020, em data a ser definida.