Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Premiados na OBMEP
Início do conteúdo da página

Premiados na OBMEP

Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2019, 14h42 | Última atualização em Terça, 10 de Dezembro de 2019, 14h53

Campus Pouso Alegre tem recorde de alunos premiados na OBMEP 2019

capa obmep

Este ano, o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre concorreu à segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com 16 alunos, sendo 14 premiados. Também são do Campus Pouso Alegre, as únicas medalhas de ouro e prata obtidas pelo Instituto Federal do Sul de Minas: ouro para João Vitor Vieira de Castro (2º ADM Integrado) e prata para Daniel Augusto Teixeira Venâncio (3º INF Integrado).

Este ano, a competição teve mais de 18 milhões de inscritos, de 54,8 mil escolas do ensino básico do país. São 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 de bronze e 51,9 mil menções honrosas.

João Vitor ficou em 5º lugar em Minas Gerais e 12º no Brasil. É a quinta medalha de ouro consecutiva,  sendo duas conquistadas como aluno do IFSULDEMINAS.

Para João, participar da OBMEP foi interessante pois mostrou a ele uma matemática diferente da que é aprendida na sala de aula. “Ela propõe novos conhecimentos para você se especializar. Quando você faz a olimpíada percebe que encontra a matemática em todo o lugar e ela proporciona a vontade de estudar. E essa vontade de estudar foi também em outras disciplinas”.

Daniel Venâncio ficou em 35º lugar em Minas Gerais e 257º no Brasil. Ele conta que estudou muito para voltar a ser medalhista da competição. “Eu já havia ganhado outras medalhas, mas há dois anos não conquistava uma, apenas menção. Estava esperando a medalha dessa vez”.

Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do PIC Jr. (Programa de Iniciação Científica), do Impa (Instituto de Matemática Pura Aplicada), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes. “Nesse curso, você consegue perceber o quão mágica é a matemática, o quanto ela está no nosso dia a dia, o quanto ela é necessária para que tudo funcione”, comentou Daniel.

Alunos do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre premiados na OBMEP 2019

OURO: João Vitor Vieira de Castro

PRATA: Daniel Augusto Teixeira Venâncio

MENÇÕES HONROSAS:

Airton Gabriel de Carvalho
Letícia Venâncio Dutra da Costa
João Victor Ferreira Fraga
Isabela Ferreira Campos
Sabrina de Melo Almeida
Luis Felipe Santos de Oliveira
Gabriel Canjani de Brito
Breno Almeida Giannini Prado
Camily de Souza Siqueira
Christian Daisuke Suzuki Brum
Tony Albert Lima
Maria Isabel Cândido

Premiações no IFSULDEMINAS

Poços de Caldas: 6 menções honrosas
Machado: 11 menções honrosas
Muzambinho: 21 menções honrosas
Carmo de Minas: 5 menções honrosas e 1 bronze
Inconfidentes: 17 menções honrosas e 2 bronzes
Três Corações: 7 menções honrosas e 1 bronze
Passos: 11 menções honrosas e 1 bronze

Sobre a competição

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada com o principal objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas brasileiras, e com isso, somar novos talentos para o Brasil.

Ela é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Governo Federal.

A OBMEP, atualmente, atinge alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todas as regiões do Brasil. A olimpíada é dividida entre Nível 1 (6º e 7º anos do EF), Nível 2 (8º e 9º anos do EF) e Nível 3 (Ensino Médio).

As cerimônias de premiação da OBMEP 2019 ocorrerão durante 2020, em data a ser definida.

Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

registrado em:
Fim do conteúdo da página