Primeiro lugar
Estudantes do Campus Pouso Alegre conquistam a vitória na final do evento: Start Engenharia de Produção
Os alunos Gabriel Queiroz Eduardo, Maria Cecília Dias Tirelli e Natália Duarte Silva Malaquias, do terceiro ano do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, ganharam o primeiro lugar na final do concurso Start Engenharia de Produção, promovido pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).
A etapa final aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro, em Santa Rita do Sapucaí (MG), com a presença das equipes finalistas de diversas instituições de ensino da região. Todas as equipes participaram de uma fase classificatória em suas respectivas escolas, competindo contra outras. As equipes vencedoras de cada instituição garantiram um lugar na grande final, que ocorreu no Inatel.
Na fase final, os competidores foram desafiados a criar uma ideia de negócio inovadora, analisar o mercado, identificar possíveis clientes e concorrentes, estruturar um modelo de negócio e, finalmente, persuadir os jurados de que sua proposta seria a mais viável e atraente entre as equipes concorrentes.
A equipe do Campus Pouso Alegre apresentou o “Nexus”, um aplicativo de educação financeira destinado a crianças e adolescentes, com a finalidade de incentivar o uso responsável do dinheiro desde a infância. O aplicativo oferece aulas interativas, vídeos curtos e quizzes educativos, possibilitando que crianças e adolescentes assimilem noções básicas de economia e finanças de forma prática e divertida.
O projeto se sobressaiu devido à sua importância social, considerando que o endividamento afeta uma grande parcela da população brasileira e que a carência de educação financeira continua sendo um desafio nacional. Ao apresentar uma solução educacional e acessível, os estudantes mostraram sensibilidade social e habilidade técnica, combinando empreendedorismo, inovação e compromisso cívico.
A conquista destaca a excelência do ensino proporcionado pelo IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre, que promove a formação empreendedora e o desenvolvimento de projetos integradores no ensino médio. Os alunos são incentivados a usar o que aprenderam em sala de aula para criar soluções práticas para os problemas do mundo atual por meio de práticas ativas e experiências reais.
O professor de Administração Donizeti Leandro de Souza, orientador do grupo, ressalta que "esse resultado é consequência de grande dedicação e da habilidade de converter conhecimento em ação. Nossos estudantes demonstraram que é viável combinar criatividade, técnica e propósito para criar soluções que impactam. É motivo de orgulho para toda a comunidade do IFSULDEMINAS, em particular para o Campus Pouso Alegre."
A vitória no primeiro lugar da competição Start Engenharia de Produção demonstra o compromisso do IFSULDEMINAS com a educação completa, inovadora e focada no desenvolvimento de habilidades empreendedoras, capacitando seus alunos para lidar com os desafios do século XXI com sucesso.
Com informações e fotos do professor Donizeti Leandro de Souza
