Página inicial > Notícias > Profissão: Engenheiro Químico

Profissão: Engenheiro Químico

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 15h00 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2019, 15h03

O que faz o engenheiro químico? Saiba um pouco mais sobre o profissional da transformação

IMG 1757Você já deve ter ouvido aquela frase “nada se cria, tudo se transforma”? Para falar sobre Engenharia Química é importante ressaltar que o trabalho dos profissionais desta área está intimamente ligado ao estudo dos processos que alteram as características físico-químicas das matérias-primas para que elas se transformem nos mais diversos produtos úteis e apropriados para o nosso uso.

Quer ver como o trabalho deste profissional está presente no nosso dia a dia, muito mais do que imaginamos? A tinta de caneta esferográfica, esmalte de unha, potes plásticos para armazenar alimentos, medicamentos, alimentos, etc. No processo de desenvolvimento de todos esses produtos está presente um engenheiro químico.

A Engenharia Química do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre é um dos cursos de graduação mais procurados na instituição, com uma média de 7 candidatos por vaga. O motivo para esta procura é que o mercado de trabalho para esse bacharel oferece perspectivas bastante promissoras. Considerado o profissional da transformação, o engenheiro químico encontra oportunidades em diferentes segmentos: nas indústrias petroquímica, de polímeros, tintas e vernizes, papel e celulose, materiais de construção, cosméticos e perfumes, produtos de limpeza e higiene, cerâmica, cimento e vidro, têxtil, alimentícia e de bebidas e farmacêutica. Pode também seguir pela opção acadêmica se tornando pesquisador e/ou professor.

Recém-formada no curso pelo Instituto Federal – Campus Pouso Alegre, Naiara Lopes da Silva foi contratada por uma empresa farmacêutica da cidade para trabalhar no controle de qualidade de produtos. “Exerço como função as análises físico-químicas das matérias- primas que chegam”.

A graduação em Engenharia Química é um curso amplo e como as demais engenharia sua formação básica envolve disciplinas de cálculo, química e física. Após a formação básica o curso possui disciplinas específicas da área como processos químicos, operações unitárias, fenômenos de transporte, qualidade de processo e produto, laboratórios, modelagem e controle de processos.

Aluno do curso de Engenharia Química do Campus Pouso Alegre, Eduardo Martins, já faz estágio na área em uma empresa da área farmacêutica da cidade. O seu dia a dia envolve o processamento de matéria-prima de produtos até algumas questões administrativas. Com uma jornada de trabalho de 6 horas, de segunda a sexta, ele teve que trancar uma disciplina, algo do qual ele não se arrepende. “Encaro essa oportunidade como uma maneira de me desenvolver e acrescentar no meu curriculum e na minha carreira. Estou indo de encontro ao meu objetivo que é ser um gestor de processos na área farmacêutica e penso em finalizar minha carreira como professor, lecionando o que, um dia, eu aprendi. Isso é muito gratificante”.

Assim como o futuro colega de profissão, Jacqueline Ribeiro, formada em 2018, em Engenharia Química pelo IFSULDEMINAS, também tem seus planos. Recém-contratada por uma indústria farmacêutica da cidade, ela tem uma rotina corrida no controle de qualidade físico-químico da matéria prima utilizada nos cosméticos e medicamentos. “Para o futuro quero fazer uma pós na minha área atual de trabalho, pois é algo que eu gosto e viso desde o início do curso”.

Química X Engenharia Química

Algumas pessoas costumam confundir as funções do engenheiro químico com a do químico.IMG 1771

O bacharelado em química tem foco na realização de experimentos, controles e análises principalmente em laboratórios, visando o desenvolvimento de novos produtos ou garantir a qualidade dos já desenvolvidos. Para isto, o profissional adquire uma sólida formação em química.

Já o engenheiro químico, apesar de ser capacitado para atuar em algumas áreas da química, tem como foco projetar máquinas, processos industriais, analisa novos materiais e estudos técnicos e econômicos de processos industriais. O Engenheiro Químico pode atuar em diversas áreas como criação ou aperfeiçoamento de técnicas de separação de matérias-primas ou produtos, desenvolvimento de produtos, equipamentos e novos processos que sejam mais eficientes e menos poluidores. Também pode projetar e gerenciar a construção, a montagem e o funcionamento de fábricas ou partes de um processo industrial.

O curso de Engenharia Química tem duração de 5 anos, em período integral, aliando teoria e prática. Não é um curso fácil e, por isso, exige muita dedicação. Mas, como disse a egressa Naiara, vale a pena. “O curso é muito abrangente e, portanto, após a nossa formação poderemos seguir diferentes áreas. Quem optar por esse bacharelado não deve se preocupar pois tenho certeza que a recompensa virá depois de todo esforço, e isso que é mais gratificante”!

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre