Profissionais qualificados
EJA-EPT prepara profissionais para o mercado de trabalho de Juiz de Fora
Os cursos da EJA-EPT têm uma importância significativa para o mercado de trabalho em Juiz de Fora, especialmente considerando o cenário econômico e as atividades industriais presentes na cidade. Com um forte setor de serviços que representa a maioria das contratações e do PIB municipal, há uma demanda por profissionais qualificados em diversas áreas.
Os cursos da EJA-EPT podem proporcionar aos trabalhadores locais a oportunidade de adquirir novas habilidades e conhecimentos, tornando-os mais qualificados e competitivos no mercado de trabalho. Com a diversidade de atividades industriais presentes em Juiz de Fora, os cursos podem ser direcionados para setores específicos, como fabricação de alimentos e bebidas, produtos têxteis, metalurgia, entre outros.
Além disso, o setor de cervejarias artesanais e a produção de queijos, iogurtes e leite na cidade oferecem oportunidades para profissionais capacitados nessas áreas. O EJA-EPT pode contribuir para o desenvolvimento desses segmentos, fornecendo mão de obra qualificada e impulsionando a economia local.
Panorama econômico
Com quase 600 mil habitantes, Juiz de Fora é a quarta maior cidade do Estado. Responsável por 75% das contratações em 2023, o setor de serviços tem expectativa positiva para 2024 em. Segundo dados da Administração Municipal, o setor de serviços é responsável por 73% do Produto Interno Bruto (PIB) do município, enquanto a indústria gera 25,81% dessa receita.
As principais atividades industriais do município são a fabricação de alimentos e bebidas, produtos têxteis, artigos de vestuário, produtos de metal, metalurgia, mobiliário, montagem de veículos e outros. Com mais de 30 cervejarias artesanais, o setor além de fazer parte da história da cidade, movimenta a economia, a cultura e o turismo regional. A cidade é uma grande produtora de queijos, iogurtes e leite.
Demandas profissionais
Ignácio Delgado, da prefeitura de Juiz de Fora, ressaltou que a Secretaria de Desenvolvimento da cidade detectou uma série de demandas por profissionais capacitados. “Aqui na cidade, temos um aplicativo, onde fornecedores de serviços autônomos ofertam seus trabalhos e, assim, detectamos algumas carências”. Ele citou o exemplo da cidade possuir cerca de 30 cervejarias artesanais, mas um número pequeno de profissionais para dar manutenção em refrigeradores. “Por isso os cursos, como o de Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial, terá uma grande aceitação e importância para a economia local”, enfatizou.
Cursos ofertados em Juiz de Fora
- Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
- Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança
- Laboratorista de Solos
- Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial
- Soldador de Estruturas e Tubulação no Processo MIG/MAG
Texto: William Sanches - Jornalista